terça-feira, 29 de novembro de 2011

Ações de Saúde baseadas em Evidências Científicas – Alívio da dor sem anestesias

Vamos a mais um da nossa série de Artigo!



Artigo: Estratégias não farmacológicas no alivio da dor de parturientes no trabalho de parto

Autores: Rejane Davim, Gilson Torres, Janmilli Dantas (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)


Revista: Revista da Escola de Enfermagem da USP


Resumo: Ensaio clinico para avaliar a diminuição da dor em parturiente de uma maternidade em Natal. Foram realizadas massagens lombossacral, exercícios respiratórios e de relaxamento e banho de chuveiro. Em seguida foi aplicada uma escala visual para a dor. Concluiu-se que as estratégias foram efetivas.


Comentários: Esse definitivamente é um artigo e leitura indispensável! Além de comprovar por técnica cientifica e reconhecida no meio acadêmico a efetividade dos métodos não farmacológicos para a diminuição da dor durante a fase ativa do trabalho de parto discute a importância da presença do acompanhante, que tem impacto também na diminuição da dor e destaca o uso indiscriminado e desnecessário da ocitocina artificial, que leva a um aumento na intensidade da dor. O artigo coloca as enfermeiras desempenhando esse papel, mas poderia muito bem referir-se as doulas. Claro que as enfermeiras podem fazer o papel de doulas, mas sabemos hoje que elas têm inúmeras funções dentro do hospital e muitas vezes estão sobrecarregadas e responsáveis por 3 ou mais mulheres em trabalho de parto. Assim, diante dessa realidade do trabalho da enfermagem, eu destacaria a importância do papel e presença da doula durante o trabalho departo, baseado nos achados desse artigo.



Quem ler e gostar, ou não gostar, comenta mais sobre o artigo aqui! Assim podemos ir trocando informações! Quem tiver sugestões também de artigos para serem colocados no blog é só mandar!







Nenhum comentário:

Postar um comentário