quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Receitinhas para insucesso na amamentação – Parte 2


Semana passada falamos de três situações que contribuem no insucesso da amamentação (Acreditar que a amamentação é algo nato, cesariana agendada e não amamentar na primeira meia hora após o parto). Essas situações podem acontecer sozinhas ou se somarem a outras, que vamos discutir hoje!

1-      Achar que o colostro não sustenta
O primeiro leite que sai dos seios da mulher é o colostro. Aliás ele nem parece leite, já que é bem grosso, quase pastoso e escuro. Mas é sim leite, já que a mulher produz o tipo de leite adequado a cada idade do seu bebê.


O problema é que muitas pessoas acreditam no mito de que o colostro não sustenta o bebê e que ele precisaria de complemento nessa fase. Isso não é verdade. Ele é extremamente rico em gordura e anti corpos, exatamente o que o bebê vai precisar nesse inicinho da sua vida. Ele sustenta e não precisa de nenhum complemento. Vai durar entre 2 e 7 dias e deve ser oferecido o máximo de vezes ao bebê.

Oferecer suplementos (outros leites, aguá, sucos) nessa fase prejudicam muito a amamentação, impedem que o bebê aproveite todos os benefícios do colostro e retardam a descida do leite!

2-      Uso de pomadas
Algumas mulheres acreditam que precisam usar pomadas para prevenir o surgimento das fissuras (ou rachaduras) no peito. E hoje em da existem pomadas que são vendidas para esse fim, inclusive afirmando que são compatíveis com a amamentação.

O problema aqui começa com essa compatibilidade para a amamentação. Se foi passado algo no bico do seio o bebê vai colocar a boca e vai ingerir resíduos daquele algo. Esse resíduos podem ser tóxicos ou conter medicamentos não indicados para um recém nascido. Não adianta falar que vai limpar antes, porque além da limpeza em excesso poder ferir os seios, sempre sobre resíduo na pele.

Bom, mas partindo do principio que a pomada é sim compatível para a amamentação e não vai fazer mal ao bebê, qual seria o problema de usá-la? O problema é que ela impede a pele de criar uma resistência natural e fortalecer-se sozinha. A pele precisa do atrito para fortalecer e a umidade das pomadas impedem as células de Montgomery de produzirem a substancia sebácea fortificada que protege o peito da mulher naturalmente.

O que fazer para evitar fissuras então?
- Garantir que a pega do bebê esteja correta
- Expor o bico dos seios ao sol – entre 07 e 10 da manhã e depois das 16 horas – por poucos minutos.
- Manter os seios sempre secos, nunca úmidos por causa do sutiã molhada, absorventes de seios ou conchas.

3-      Uso do bico de silicone
Para vender mais e lucrar mais inventaram o bico de silicone. Uma camada fina de silicone que imita um bico para ser colocado por cima do seio da mulher. Muitas acreditam que isso vai facilitar a pega do bebê, especialmente se tiverem o bico do seio invertido ou plano. Outras acreditam que o bico de silicone vai proteger a pele.

Esse é um utensílio criado apenas para prejudicar a amamentação. Ele prejudica a pega correta do bebê. Ele impede que o bebê abocanhe o bico e que o peito da mulher se molde na cavidade oral do bebê. Ele também pode acumular leite na sua ponta, saindo depois de repente, levando o bebê a engasgar. E o atrito dele com a pele pode machucar, levando a fissuras. Resultado, não use de forma alguma!! Se já usar e achar que o bebê acostumou com ele, insista em uma ou duas mamadas que logo o bebê desacostuma!!!


Na semana que vem continuamos com esse assunto!!! Tem coisa pra falar viu!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário