quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Receitinhas para insucesso na amamentação – Parte 1


Tem muitas coisas e situações que podem levar ao insucesso na amamentação que poderiam facilmente ser evitadas se os mitos fossem quebrados com informação  Então resolvi fazer essa serie de posts enumerando o que pode levar a problemas na amamentação e como reverter isso! Veja se alguma dessas historias se parece com a sua!

1-      Acreditar que a amamentação é algo nato para a mãe e para o bebê
Na verdade a amamentação é um processo de aprendizagem para mãe e bebê. Ambos precisam aprender e adaptar-se a nova situação. É uma dinâmica exclusiva daquela dupla. A mulher precisa saber também que a sua pele têm de um tempo de adaptação natural e que no início é normal sentir dor.

Quer saber como evitar essa situação?
Dá uma conferida nesses textos aqui do blog

2-      Cesariana agendada
Esse item precisa de uma explicação delicada! Primeiro que não sou contra cesarianas, pelo contrário, quando necessárias acredito ser uma tecnologia fantástica e sou 100% a favor. E elas podem ser necessárias de emergência, intra parto ou agendada. No entanto, uma cesariana agendada invariavelmente traz dificuldades para a amamentação e a mulher precisa estar atenta a isso para que tenha sucesso na amamentação depois.

O problema é que em uma cesariana agendada o corpo da mulher não se prepara para o nascimento do bebê. O corpo está acostumado com uma quantidade de hormônios com o bebê ali e de repente, sem aviso, ele sai e muda completamente a onde de hormônios. Assim, o corpo demora um tempo para entender que o bebê nasceu, já que não teve o trabalho de parto, até começar a produzir os hormônios que facilitam a descida do leite.

Isso não significa que o leite não vai descer e muito menos que a mulher não terá leite. Nada disso! O corpo já se preparou para produzir o leite e assim que o bebê começar a sugar o colostro vai descer e posteriormente o leite. O que chamamos atenção para as situações de cesariana agendada é que a amamentação e sucção do bebê na primeira meia hora após o parto é ainda mais importante e necessária.

3-      Não amamentar na primeira hora após o parto
Quando um bebê nasce bem e saudável o ideal é que a primeira pessoa que o pegue no colo seja a mãe. Assim ele será colonizado com as bactérias da mãe. E nesse momento, de preferência na primeira meia hora ou no máximo dentre a primeira hora após o parto, é de fundamental importância colocar o bebê para sugar nos seios da mãe.

Estamos falando em sugar e não amamentar porque às vezes o colostro não vai descer naquele primeiro momento, mas não tem problema, o importante é que o bebê sugue nos seios. Nessa primeira hora ele está mais alerta e vai querer sugar, com um reflexo de sucção bem exacerbado. É nessa hora, com o peito da mãe ainda vazio e bem desperto que será mais fácil aprender como sugar e o que é a pega correta. É nessa hora que mãe e bebê se apaixonam um pelo outro, cheios de hormônios liberados durante o parto.



É com essa sucção que o corpo da mulher vai entender que pode liberar ainda mais hormônios para o leite descer, e libera também hormônios que auxiliam na expulsão da placenta.

Se a sucção não acontece nesse momento de pós parto imediato o bebê terá dificuldade depois na pega do seio, já cheio e pronto par ao leite descer. Também só vai mamar muito mais tarde, porque a partir da segunda hora que nasceu seu instinto é dormir e descansar. Mãe e bebê não podem perder esse momento de aprendizagem!


Continua na próxima semana!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário