quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Como fazer para aumentar a produção de leite???


Em algum momento durante a amamentação as mães vão se perguntar como fazer para aumentar a sua produção de leite. Se uma mãe tem certeza que seu leite não é fraco os palpiteiros de plantão logo vão colocar na cabeça da mãe a duvida de que ela não tem leite o suficiente!

Esse menino chora de fome!
Você tem pouco leite!
Seu leite não desceu, ele ta morrendo de fome!
Ah! Porque você não tem uma mamadeira em casa com um leite artificial para quando seu leite acabar??
Olha só como ele ta olhando para o prato de comida! Isso é fome!
Ixi! Esse menino não para de sugar a mão! É porque seu leite não é suficiente!
Meu peito está murcho, não enche mais como antes! Não vaza mais o leite!

Frases comuns que as mães ouvem e vão colocando a pulga atrás da orelha das mães! Então vamos as informações, para que as mães se livrem dos medos que os palpiteiro de plantão trazem e possam saber os caminhos a seguir!

O que fazer para aumentar a quantidade de leite?!

Não precisa tomar cerveja preta, plazil ou canjiquinha! Basta a mãe beber muita água! Muita mesmo, mais de 3 litros por dia! Se alimentar bem! E colocar o bebê para sugar! Simples né! Sem mistério, sem malabarismo!

A mãe precisa beber água porque a maior parte do leite é composta por água e assim, precisa estar bem hidratada para produzir mais leite. O bebê precisa sugar porque é a sucção dele que vai estimular a produção do leite, de acordo com a sua demanda e necessidade. Confie que com o tempo tudo entra em equilíbrio!

Com o tempo as coisas desequilibram também, por exemplo, a medida que o bebe cresce. Ele mama mais em menos tempo, com mais eficiência, às vezes com intervalos maiores. Muda quando o bebê esta doente. Ou quando a mãe não e sente bem. Mas mantendo a água da mãe e a amamentação materna exclusiva em livre demanda, tudo vai entrar em equilíbrio novamente!

Vale a pena lembrar sempre que o peito é uma fábrica de leite e não um armazém! Isso quer dizer que a medida que o bebê vai sugando o leite vai sendo produzido. O peito não precisa encher ou vazar para indicar que tem leite o suficiente para o bebê. Com o passar do tempo o corpo entra em um ritmo e não precisa mais encher com a antecedência da mamada. Não se preocupe, você tem leite o suficiente para o seu filho!

Aliás, não se preocupe mesmo! Porque a preocupação em excesso, o estresse, situações extremas emocionais e físicas e falta de sono podem interferir na produção do leite! Então a mãe deve cuidar de si, cuidar dessa mulher que também é mãe.

Vele retomar ainda aquelas informações lá do inicio da amamentação. Que o colostro é o primeiro alimento do bebê. Ele é extremamente rico em calorias e anti corpo. Então ele sustenta sim. Pode esperar com calma o leite descer ai, o que só vai acontecer se o bebê sugar! Quanto mais sugar, mais rápido o leite desce! Outro ponto é que bebês sugando a mãe não é sinal de fome. No inicio tem um reflexo de sucção muito grande, então tudo o que passa perto da boca, seja a mão, objetos ou roupas das pessoas que estão carregando, vai desencadear o reflexo, e ai vão sugar. Mais tarde, quando descobrem a mão, lá pelos três meses, querem explorar essa nova descoberta. E como estão na fase oral vão explorar com a boca! (Se bater a duvida entre chupar dedo e chupeta, olha só o que já falamos no blog sobre esse assunto!)

Querer mamar toda hora, querer ficar no colo não é sinal de que o leite não sustenta ou de que vai ficar manhoso! É sinal de uma amamentação em livre demanda bem sucedida, que vai aos poucos dar segurança e confiança ao bebê para ganhar sua autonomia! Os primeiros três meses falamos em exterogestação. Ou seja, o bebê precisa desse grude na mãe e no peito, ele aprende a perceber o seu corpo no contato com o corpo da mãe. Já falamos da Livre demanda no blog outras vezes,clique aqui para saber mais!

Por fim, como dica final, quero falar um pouco das bombas para tirar o leite.

Muitas mães acreditam que ao ordenhar o leite vão poder identificar a quantidade de leite que tem e também vão estimular um aumento da produção. Acontece que isso não é verdade. Vamos entender porque.

O leite pode ser ordenhado manualmente, com a bomba manual ou com a bomba elétrica. Qualquer uma das três técnicas é excelente, desde que não machuque o seio da mulher. Essa é a regra básica.

Quando a mulher ordenha o leite ela vai tirar apenas aquele leite que foi produzido e esta ali armazenado e nos sabemos que isso é apenas parte do leite que o bebê mama em uma mamada, já que o peito é uma fábrica e não uma armazém. Ao tirar aquela quantidade de leite armazenada, um tempo depois o corpo produz mais para voltar a ser armazenado, por isso no caso de mulheres que trabalham e continuam a amamentar, por exemplo, com a ordenha no trabalho elas conseguem evitar que o leite empedrem e conseguem manter a produção, mas não vão conseguir aumentar a produção de leite.



Quando ordenhando com as bombas a mulher não tem o reflexo de ejeção (o que pode acontecer na ordenha manual) e ai muitas vezes consegue tirar ate menos leite do que o que esta armazenado ali. E quando ordenhando a mulher não produz ocitocina, o que acontece quando o bebê mama, e como nós já conhecemos os benefícios desse hormônio (quem quiser saber mais acesse aqui), sabemos que ele é responsável pela descida do leite. Ou seja, é pela ordenha não estimular a produção e ocitocina que a fabrica do leite não funciona. O peito não continua produzindo leite após a retirada daquele armazenado.

É por isso que no caso de bebes que mamam apenas um peito por mamada e as mães querem deixar seu leite armazenado para oferecer em situações em que não estarão juntos (sempre dando preferência ao copinho!!!) que sugerimos que ordenhe o outro peito enquanto o bebê mama ou logo após a mamada, assim a ocitocina irá ajudar a ordenhar uma maior quantidade.

Assim, ordenha o leite não aumenta a sua produção, tem muitos benefícios! Para mãe, seu filho e para outros bebê, como fala a campanha de Doação do Leite Materno do Ministério da Saúde, mas deve ser usada para seu propósito especifico! Para saber mais sobre a campanha da uma conferida lá no blog Doulando Uma Ideia!




9 comentários:

  1. bastante interessante as informações aqui repassadas, porém vc esquece das mães de bebês prematuros que conseguem manter a produção de leite sem ocitocina somente com a ordenha por meses enquanto esperam q seus filhos possam mamar no peito.

    ResponderExcluir
  2. Oi Helen, como falei no texto, pela minha experiência é possível sim manter a produção com a ordenha, mas não aumentar a produção de leite. São casos diferentes. Já trabalhei em UTI neontal e acompanhava de perto esse processo. De toda forma, adoraria um relato diferente, trazendo essa experiência das mãe de bebês prematuros aqui para o site!

    ResponderExcluir
  3. Minha filha não nasceu prematura, mas sim de 39 semanas, porém ao nascer aspirou mecônio durante o parto. Com isso, ficou 30 dias no UTI neo natal.
    Esse período atrapalhou a amamentação. OS 10 primeiros dias ela ficou com uma sonda que dificultou a iniciação a mamar o peito.
    Só depois desse período que eles começaram a liberar, porém eu não podia ficar o dia todo lá. Então, quando não estava lá eles davam a dieta na mamadeira.
    Conclusão: minha filha com 3 meses está desmamando do peito. Só quer saber do complemento e da mamadeira. E nem adianta copinho, colherzinha, nada. Ela berra de quase perder o ar. Queria muito reverter esse processo, mas infelizmente não estou conseguindo. Se alguém tem ou está vivo um caso semelhante e puder me ajudar, agradeço.

    ResponderExcluir
  4. Tirei minhas dúvidas, mas queria saber quanto tempo leva para a minha mama encher depois de meu filho mamar. O peito enche com 1hr, 2hr?? Meu filho não tem hr certa para acordar as vezes ele dorme e depois de 5 minutos ele acorda querendo mamar e as vezes complemento com leite artificial no caso o nam.

    ResponderExcluir
  5. Estou muito feliz por encontrar esse blog. Acabo de sair do pediatra onde ouvi que meu filho busca o leite e que se assemelha qnd o milkshake acaba e ficamos sugando o que não tem.. Ouvi que não produzo leite suficiente ao que ele precisa.
    Saí triste, comprei o complemento, nas mas inconformada. Achei aqui o que precisava ouvir para seguir minha intuição. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  6. Estou muito feliz por encontrar esse blog. Acabo de sair do pediatra onde ouvi que meu filho busca o leite e que se assemelha qnd o milkshake acaba e ficamos sugando o que não tem.. Ouvi que não produzo leite suficiente ao que ele precisa.
    Saí triste, comprei o complemento, nas mas inconformada. Achei aqui o que precisava ouvir para seguir minha intuição. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  7. Estou muito feliz por encontrar esse blog. Acabo de sair do pediatra onde ouvi que meu filho busca o leite e que se assemelha qnd o milkshake acaba e ficamos sugando o que não tem.. Ouvi que não produzo leite suficiente ao que ele precisa.
    Saí triste, comprei o complemento, nas mas inconformada. Achei aqui o que precisava ouvir para seguir minha intuição. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  8. Notei que meu peito não está tão cheio e o leite já não vaza como antes. A meu bebê está com 8 meses e mama exclusivamente .
    Será que estar secando?

    ResponderExcluir
  9. meu peito esquerdo esta pequeno mas ainda sai leite ... o que faço para ele ficar igual ao o outro??

    ResponderExcluir