quarta-feira, 9 de maio de 2012

Parteiras- Mulheres Guerreiras


Comemoramos no último sábado o dia das Parteiras, 5 de maio.

Parteiras são mulheres que assistem outras mulheres em seus partos. Assistem porque cada mulher é quem faz seu próprio parto. na história foram mulheres que aprenderam na prática e com muita intuição a acompanhar os partos. Hoje são poucas as parteiras formadas apenas por experiência, e ainda são poucas as parteiras do mundo moderno, isso é as Enfermeiras Obstetras e as Obstetrizes.


Quem quiser saber mais sobre a história das parteiras pode começar pela das francesas! Que são conhecidas na frança como Sage-femme – MULHER SÁBIA. Por lá essa ainda é uma profissão valorizada e que continua crescendo. e a queriada doula Anayansi Correa Brenes, nascida no Panamá e brasileira de coração estudou e escreveu um livro sobre essa história.

O livro “Parteiras – Escola de Mulheres” conta a luta das mulheres durante o momento de transformação do oficio de comadre para a profissão de parteira. Relata como as mulheres tiveram dificuldade de aceitar a arte de partos como ciência e evidencia as consequências da entrada dos homens na profissão.

Anayansi nos lembra que a disputa hoje entre as cesáreas e partos naturais repetem o mesmo debate entre as parteiras e os homens que ingressaram na profissão. A história se repete, e o que podemos aprender com ela?

Vale a pena ler o livro!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário