quinta-feira, 27 de junho de 2013

O pediatra mandou dar ferro para meu filho, será que precisa mesmo?!

Essa é uma pergunta super comum nos grupos de mães e amamentação do facebook! Toda mãe deveria fazer essa pergunta sempre! E vou ressaltar, não é porque a mãe deve sempre duvidar do pediatra, e sim porque ela deve se corresponsabilizar pela sua saúde e a saúde do seu filho, e parte desse processo é ter a informação, entender o que está acontecendo e assim tomar as melhores decisões para a sua família. É o empoderamento colocado em prática!

Então vamos entender melhor essa história do ferro!!

O primeiro ponto é que a amamentação deve ser exclusiva até o seis meses!! Isso significa que bebês a termo e saudáveis não tem motivo nenhum para tomar ferro ou qualquer outra vitamina, complemento ou remédio!

Depois dos seis meses o Ministério da Saúde, observando as principais doenças em crianças até dois anos, criou um programa de suplementação de ferro no país todo, chamado Programa Nacional da Suplementação de Ferro. Esse programa aborda as crianças de 6 a 18 meses, gestantes a partir da 20a semana e mulheres até o 3o mês pós-parto.

Esse programa tem como principal objetivo prevenir as doenças, por isso as crianças devem começar a tomar antes de apresentar algum sinal de anemia ou baixa de ferro no sangue!

Quando devo começar a dar o ferro para meu bebê?
Depois dos seis meses, idealmente junto com o início da transição alimentar!

Até quando a criança deve tomar o ferro?!
Até os 18 meses, lembrando que além da suplementação preventiva, deve-se sempre buscar uma alimentação saudável e a ingesta de alimentos facilitadores da absorção de ferro, como alimentos ricos em Vitamina C, bem como evitar os dificultadores, como refrigerantes e chás.

Fonte de informação:
Manual operacional do Programa Nacional de Suplementação de Ferro / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. - Brasília : Ministério da Saúde, 2005.

Manual de orientação: alimentação do lactente, alimentação do pré-escolar, alimentação do escolar, alimentação do adolescente, alimentação na escola / Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Nutrologia. - São Paulo: Sociedade Brasileira de Pediatria. Departamento de Nutrologia, 2006.


Nenhum comentário:

Postar um comentário