quinta-feira, 20 de junho de 2013

Para que serve o ácido fólico?!


Já virou senso comum que todas as gestantes devem tomar o ácido fólico! Mas para que ele serve e quando deve ser tomado ainda são informações de pouco conhecimento das mulheres!

É aquela velha história, tomo porque o médico mandou! Mas a mulher informada, que deseja ser protagonista da sua gestação deve entender o que toma e por que! Não é para duvidar do médico, pelo contrário, é para poder se corresponsabilizar pela sua saúde!

Então, vamos a informação básica!!

- Para que serve o ácido fólico?!
Durante a gravidez, o crescimento fetal causa um aumento no número total de células em rápida divisão, exigindo maior aporte de folato. Caso a suplementação seja insuficiente desenvolve-se anemia megaloblástica. O ácido fólico é utilizado em combinação com o ferro durante a gravidez, mostrando-se efetivo para prevenir anemia e deficiências de ferro. O suplemento folato tem também forte poder protetor contra defeitos do tubo neural, ou seja a formação do sistema nervoso.

- Quem deve tomar?!
Todas as mulheres que estejam grávidas ou planejando engravidar!

- Quando começar a tomar?!
Se for uma gestação planejada, iniciar dois meses antes de começar as tentativas para engravidar! Se não foi planejada, iniciar assim que descobrir a gravidez!

- Até quando continuar tomando?!
O essencial é tomar nas 8 primeiras semanas de gestação, quando o sistema nervoso do feto está se desenvolvendo e suas multiplicações celulares são muito rápidas! Ou seja, após o primeiro trimestre não tem mais indicações.

- E se eu não tomar?! O que pode acontecer?! Meu bebê será prejudicado?!
Fique calma! O ácido fólico está presente em diversos alimentos e por isso já está presente na nossa dieta e no nosso corpo! Essa é uma indicação de prevenção, algo a mais! Não significa que não tomar cause algum mal ao bebê! O importante é continuar o acompanhamento do pré-natal, realizando todos os exames necessários!

- Fonte de informação:
Barbosa, Lorena. Fatores associados ao uso de suplemento de ácido fólico durante a gestação. Revista Brasileira de Ginecologia e obstetrícia. 2011.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012. 318 p.: il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica, n° 32) ISBN 978-85-334-1936-0 1. Atenção Básica. 2. Atenção à Saúde. Título. II. Série.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de assistências farmacêuticas e insumos estratégicos. Formulário terapêutico Nacional 2010: Rename 2010/ ministério da Saúde, secretaria de ciência, tecnologia e insumos estratégicos, departamento de assistência farmacêutica e insumos estratégicos, 2ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2011.



Nenhum comentário:

Postar um comentário