domingo, 13 de fevereiro de 2011

Dedo X Chupeta


Frequentemente mães vem me perguntar: O que é “menos pior”, o dedo ou a chupeta (ou bico)? A história não muda. Não quero que meu filho chupe bico, mas ele está chupando o dedo! O que faço? Dou a chupeta?



Bom, o primeiro passo é observar e determinar se o bebê está mesmo chupando o dedo. Sugar a mãozinha fechada ou morder os dedos não é o mesmo que chupar o dedo. Na primeira opção ele esta apenas descobrindo suas mãos, explorando o mundo com a boca. A segunda provavelmente são os primeiros sinais dos dentes nascendo. Se não conseguir perceber a diferença peça para uma fonoaudióloga observar ou mesmo filme e tire uma foto.



 Agora... se o recém nascido estiver mesmo chupando o dedo.... é quase uma “escolha de Sofia”. Uma decisão quase impossível, que só as mães podem tomar! O que levar em consideração para essa decisão?

- Entender o porquê seu filho esta chupando o dedo. Esse é um ato de auto acalento, para se acalmar. Aprender a se acalentar e acalmar sozinho é muito importante para a criança.

- Observar a frequência desse ato. Se esquece ao se engajar em outras atividades e acontece apenas quando está nervoso, ou se é a qualquer momento do dia.

- O dedo pode ser temporário. Uma fase que seu filho vai passar por ela, como muitas outras. Mas se oferecer o bico ele pode virar uma muleta. Uma muleta não só para a criança, mas também para  a mãe e os outros familiares.

- Mais tarde, o bico é mais fácil de retirar. Já que ele some e o dedo não. Principalmente se o bico for usado com critério, indicação e sob o controle dos pais e nunca da criança.

- Observar o histórico da família. Muitos chuparam dedo? E o que acarretou no desenvolvimento oral, muscular e dos dentes deles? Alguém usou aparelho? O formato do rosto e posição do maxilar também são importantes indícios da força da genética para, somada ao bico ou dedo, interferir no desenvolvimento ósseo, muscular, dos dentes e da fala.

- Nem sempre usar o bico, elimina o chupar o dedo.

Com essas informações em mãos os pais devem tomar uma decisão. Seguindo o que acreditam ser melhor para seu bebê e sua família e não o que outros familiares e a sociedade aceita mais.

Texto Escrito por: Luísa M M Fernandes
(Fonoaudióloga – CRFa 6630 e Doula)

3 comentários:

  1. Que chupeta mais linda a do Noah...rs...apesar de ele não usar.
    Que ótimo este artigo, veio bem em tempo. Estava com algumas dúvidas, e tbm percebi que quando Noah tem fome chupa muuuito a mãozinha.
    bjos Lu.
    Sarah.

    ResponderExcluir
  2. Oi Sarah!

    Olha, se chupa a mão quando estão com fome não é chupar o dedo né! É reflexo mesmo, treino pra sugar no peito e ficar feliz e satisfeito com o leite!

    Saudades de vocês e doida para ver o Noah falante! Rsrs
    Bjus
    Lu

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o seu blog, Luísa. Parabéns!
    Bjos
    Vívian.

    ResponderExcluir