quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Dicas Acalanto – Preparando o quarto do seu bebê


Todas as mães gostam de preparar com cuidado o quarto dos seus bebês que estão chegando. É um momento importante na gestação de preparação da mãe e da família para a chegada do novo membro. É cuidar e gestar esse novo bebê.


Os quartos podem ser temáticos, coloridos ou branquinhos. Dentro do orçamento de cada um. Na realidade, o que importa é o carinho, amor e tempo dedicado para a chegada do filho.

Na hora de montar o quarto, algumas dicas básicas e gerais podem ajudar a criar um ambiente prático e adequado depois da chegada do bebê.

Além do berço, é claro, dois outros móveis são muito importantes do quarto. O primeiro é um trocador, ou cômoda com espaço para trocar o bebê no topo. Ele precisa ser alto, mais ou menos um pouco acima da altura do umbigo. Assim vai facilitar nas muitas trocas de fralda e roupas. Sendo confortável e protegendo sua coluna.

O segundo móvel é uma cadeira ou cama confortável. Não precisa ser nada muito elaborado ou chique, apenas confortável para a amamentação. Isso porque pelos próximos meses serão muitas mamadas pela madrugada e você irá precisar estar confortável para enfrentar essa jornada. Durante a noite, manter o bebê dentro do seu próprio quarto é importante para ajudá-lo a estabelecer uma rotina.

Na mesma ideia de estabelecer uma rotina saudável para o bebê, é importante ter um abajur ou um interruptor que controle a intensidade da iluminação. Assim, à noite, você não precisa acender todas as luzes para a amamentação e a troca de fraldas. A pouca luz vai ensinar ao recém nascido que ainda estamos de noite, hora de dormir. Durante o dia, é legal uma cortina (leve e fácil de lavar) ou janela que permita ser fechada parcialmente. O objetivo é que ao colocar seu filho para dormir de dia, irá apenas diminuir a luz direta, permitindo ainda que a claridade do dia entre, e assim, ensiná-lo a diferença do dia para a noite.

Além dos móveis é importante não colocar muitos ursos de pelúcias, tapetes e cortinas pesados. Que podem acumular poeira. Quando menos expuser os pequenos a estímulos alergênicos, melhor. Antes de colocar no quarto, pense em como vai conseguir limpar aquele item.

Outra dica legal é, ao colocar um móbile em cima do berço, coloque-o próximo ao bebê, já que no primeiro mês eles enxergam apenas a 30 cm de distância. Quanto mais contraste de cores, mais interessantes eles serão para os pequenos, que logo vão começar a tentar alcançá-los. Tome cuidado para que a posição do móbile não atrapalhe para colocar e tirar o bebê do berço.

Depois disso é só organizar tudo do seu jeitinho. Deixando em locais de fácil alcance fraldas, mantas, pijamas e itens para a troca de fraldas (em potes fechados). Assim, você vai conseguir tornar o quartinho um espaço prático e agradável para você e para seu bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário