A criança gosta da poesia, pois o mundo infantil é cheio de imagens, fantasia e sensibilidade como o da poesia. O gênero poético tem uma configuração distinta dos demais gêneros literários. Sua brevidade, aliada ao potencial simbólico apresentado, transforma a poesia em uma atraente e lúdica forma de contato com o texto literário.
Há poetas que quase brincam com as palavras, de modo a cativar as crianças que ouvem, ou lêem esse tipo de texto. Lidam com toda uma ludicidade verbal, sonora e musical, no jeito como vão juntando as palavras e acabam por tornar a leitura algo muito divertido. Como recursos para despertar o interesse do pequeno leitor, os autores utilizam-se de rimas bem simples e que usem palavras do cotidiano infantil; um ritmo que apresente certa musicalidade ao texto; repetição, para fixação da idéias, e melhor compreensão dentre outros. As rimas são tão gostosas de se ler e ouvir, quando bem escolhidas, com o nesse poema de Vinícius de Moraes publicado no livro A arca de Noé:
O pingüim
Bom dia, Pingüim
Onde vai assim
Com ar apressado?
Eu não sou malvado
Não fique assustado
Com medo de mim.
Eu só gostaria
De dar um tapinha
No seu chapéu de jaca
Ou bem de levinho
Puxar o rabinho
Da sua casaca.
O fato da rima ser simpática e lúdica não significa que ela seja obrigatória e que não existam versos livres. O ritmo é outra marca essencial da poesia. É o que possibilita o acompanhamento musical do que é lido ou ouvido. A poesia pode ser lindamente bailável, rodopiante, leve, como nesse poema de José Paulo Paes em É isso ali:
Valsinha
É tão fácil
dançar
uma valsa
rapaz...
Pezinho
pra frente
Pezinho
pra trás.
Pra dançar
uma valsa
é preciso
só dois.
O sol
com a lua
Feijão
Com arroz.
Os poemas podem retratar os sonhos, os desejos, as vontades e fazem que surja no leitor a visualização de seus próprios anseios ou idéias de felicidade. A poesia fala, sobretudo de emoções, sentimentos vividos, fala de amor, de saudade, de admiração. Também pode falar de tristeza, por não? A poesia pode falar ainda das experiências, vivências infantis.
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