terça-feira, 15 de novembro de 2011

Ações de Saúde baseadas em Evidências Científicas – O recém nascido e tipos de parto


Vamos a mais um da nossa série de Artigo!
Quem quiser saber de onde surgiu essa ideia aqui no Blog, é só acessar o primeiro da série de posts, que além do início da história fala também dos bancos de dados para encontrar os artigos e apresenta o primeiro sobre puericultura.


Artigo: ASSOCIAÇÃO DA VITALIDADE DO RECÉM-NASCIDO COM O TIPO DE PARTO

Autores: Débora Thompson Biasoli Franceschini e Maria Luzia Chollopetz da Cunha (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Revista: Revista Gaúcha de Enfermagem 2007;28(3):324-30.

Resumo: Este estudo tem por objetivo associar o escore de Apgar do primeiro e do quinto minuto de vida com recém nascidos de parto normal e de cesárea. A população foi constituída por 150 recém-nascidos a termo, sendo 75 nascidos de parto normal e 75 de cesárea. Os resultados apresentaram diferença significativa (P=0,046) nos escores de Apgar de 4 a 6 no primeiro minuto de vida, demonstrando uma tendência de diminuição na vitalidade nos bebês imediatamente após o nascimento quando nascidos por cesárea. Os recém-nascidos de sexo masculino parecem ser mais influenciados sobre a via de nascimento com relação aos do sexo feminino, pois apresentaram um menor escore de Apgar no primeiro minuto de vida, com diferença significativa (P=0,004), quando nascidos por cesárea. Em recém-nascidos a termo, o peso não apresentou relação com a alteração na vitalidade quando associados ao tipo de nascimento.

Comentários: O artigo apresenta uma série de números e tabela, além da linguagem científica, o que pode dificultar um pouco a leitura para quem não é da área, mas trás algumas informações importantes e interessantes:
a)      Descreve de forma clara e detalhada o que é o APGAR e como é medido. Assim os pais podem entender o que significa essa notinha que seus filhos recebem no primeiro e quinto minuto de vida.
b)      Expõe quais as alterações físicas e químicas que o recém nascido passa ao nascer, sendo elas adaptações sanguíneas que se relacionam ao inicio da respiração e adaptações de temperatura corporal, que são facilitadas no parto normal durante o período de expulsão, que não existe nas cesarianas.
c)      Chama atenção para as principais indicações para a cesárea, dentre elas a desproporção céfalo-pélvica, sendo esta uma indicação questionável quanto aos critérios médicos.
d)     Reforça as orientações da OMS quanto a priorização dos partos normais.
e)      Traz como principal resultado mais uma vantagem para o Parto Normal, sendo o bebê nascer mais alerta, dispensando manobras e cuidados extras no primeiro minuto de vida.

Quem ler e gostar, ou não gostar, comenta mais sobre o artigo aqui! Assim podemos ir trocando informações! Quem tiver sugestões também de artigos para serem colocados no blog é só mandar!

Já postamos aqui resumos e comentários de artigos que falam sobre:
Parto Domiciliar;

Nenhum comentário:

Postar um comentário