terça-feira, 8 de novembro de 2011

Ações de Saúde baseadas em Evidências Científicas – Parto em Casa


Vamos a mais um da nossa série de Artigo!
Quem quiser saber de onde surgiu essa ideia aqui no Blog , é só acessar o primeiro da série de posts, que além do início da história fala também dos bancos de dados para encontrar os artigos e apresenta o primeiro sobre puericultura.


Artigo: ASSISTÊNCIA AO PARTO NORMAL NO DOMICÍLIO

Autores: Rejane Marie Barbosa Davim e Rejane Maria Paiva de Menezes (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Revista: Revista Latino-americana de Enfermagem 2001 novembro-dezembro; 9(6):62-8

Resumo: Trata da experiência vivenciada por uma enfermeira obstetra com um casal grávido de seu terceiro filho. Destaca os modelos assistenciais que valorizam a mulher e o casal no processo do nascimento e parto. Descreve a assistência prestada a um casal durante o processo da gestação e parto realizado no domicílio. Ressalta que a experiência possibilitou a participação ativa do casal e filhos no processo do nascimento e parto, propiciando, fundamentalmente, satisfação à família e ao profissional.

Comentários: O artigo tem um formato de relato pessoal e não segue uma rigidez acadêmica e, por isso, consegue sensibilizar e mostrar as vantagens de um parto domiciliar. É importante destacar que o relato refere-se a um parto que ocorreu em 1985. Podemos pensar então em 26 anos depois temos mais instrumentos e tecnologias para auxiliar o parto domiciliar, mas estamos ainda muito aquém de países mais desenvolvidos na atenção materna e no desenvolvimento do parto humanizado, como a Holanda e Inglaterra. Outro ponto interessante do relato é o destaque para a participação do pai no parto e os diferentes papéis exercidos pela enfermeira obstetra, que saiu do seu lugar, passando a amiga, doula e pesquisadora. A autora, ao assumir esses diferentes papéis pretende estimular um desejo nos profissionais de saúde de voltar sua pratica para uma atenção humanizada e holística.

Quem ler e gostar, ou não gostar, comenta mais sobre o artigo aqui! Assim podemos ir trocando informações! Quem tiver sugestões também de artigos para serem colocados no blog é só mandar!

Já postamos aqui resumos e comentários de artigos que falam sobre:

Nenhum comentário:

Postar um comentário