terça-feira, 22 de novembro de 2011

Ações de Saúde baseadas em Evidências Científicas - Cordão umbilical

Vamos a mais um da nossa série de Artigo!



Artigo: Efeitos do clampeamento tardio do cordão umbilical sobre os níveis de hemoglobina e ferritina em lactentes aos três meses de vida



Autores: Sonia Isoyama Venâncio, Renata Bertazzi Levy, Sílvia Regina Dias Médici Saldiva, Lenise Mondini, Maria Cecília Goi Porto Alves, Siu Lum Leung (Instituto de Saúde SES SP e Hospital Municipal Fernando Mauro Pires da Rocha)


Revista: Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 24 Sup 2:S323-S331, 2008


Resumo: Este estudo verificou o efeito do clampeamento tardio (um minuto após o nascimento) do cordão umbilical sobre os níveis de hemoglobina e ferritina em crianças aos três meses de vida. Foram alocadas 325 mães e crianças, nascidas a termo, de parto vaginal e sem patologias (164 no grupo do clampeamento imediato e 161 no tardio) em um hospital do Município de São Paulo, Brasil, em 2006. Realizaram-se dosagens de hemoglobina da mãe no pré-parto e de hemoglobina e ferritina do cordão umbilical. As crianças (69%) foram acompanhadas no ambulatório, após três meses, ocorrendo coleta de sangue venoso para dosagem de hemoglobina e ferritina. Variáveis sócio-econômicas, reprodutivas, antropométricas e de alimentação da criança foram estudadas. Utilizou-se a regressão linear múltipla para a análise dos dados. O efeito do clampeamento tardio do cordão umbilical foi significativo somente para os níveis de ferritina das crianças aos três meses de idade (p = 0,040), sendo superior em 23,29ng/mL quando comparado às crianças submetidas ao clampeamento imediato. O procedimento pode se constituir em uma estratégia para prevenir a deficiência de ferro em lactentes.


Comentários: Segundo o artigo a OMS considera a carência de ferro e a anemia um problema de saúde pública em 150 países dentre os 196 que são associados a instituição. E esse problema tem destaque entre os recém nascidos. Em crianças a anemia pode provocar diminuição da capacidade cognitiva, distúrbios comportamentais, falta de memória, baixa concentração mental, déficit de crescimento, diminuição da força muscular e da atividade física, além de maior suscetibilidade a doenças infecciosas. O resultado do estudo mostrou um dado muito interessante que com a simples medida de não se cortar o cordão umbilical imediatamente após o parto pode prevenir a anemia em crianças até os três meses de idade. E contra argumenta com recomendações obstétricas de que o clampeamento tardio pode trazer complicações, destacando que se os obstetras esperarem apenas 1 minuto após o parto, 80% do sangue da placenta já é transferido para o bebê, ajudando a garantir sua saúde pelos próximos 3 meses. Depois desse artigo para mim está mais do que reafirmado de que em todos os planos de partos as mulheres devem colocar o seu desejo do clampeamento tardio do cordão umbilical e exigir que seu plano de parto seja cumprido.



Quem ler e gostar, ou não gostar, comenta mais sobre o artigo aqui! Assim podemos ir trocando informações! Quem tiver sugestões também de artigos para serem colocados no blog é só mandar!






Nenhum comentário:

Postar um comentário