terça-feira, 30 de agosto de 2011

Está na hora de ter outro bebê?

Veja o que você deve considerar antes de tomar essa decisão:
Seu filho está crescendo e você começa a ter saudade de ter outro bebê em casa. Ou, então, um belo dia ele a surpreende pedindo um irmão. Está vivendo esse momento? Antes de tomar essa decisão, é preciso levar em conta alguns itens importantes.

Recuperação do seu corpo 


Fique atenta à sua saúde. Se você teve parto normal, o canal vaginal leva cerca de 40 dias para se restabelecer. No caso de cesárea, tudo é mais lento e você só deve cogitar ter outro bebê um ano após dar à luz. Além disso, enquanto você estiver amamentando, seu organismo libera uma substância chamada oxitocina, que contrai o útero. Por isso, é sempre melhor amamentar seu filho o maior tempo possível e, só após desmamá-lo, se preparar para uma nova gravidez. 



A decisão

 Ela deve ser tomada junto com seu companheiro. Você e ele devem estar dispostos a começar uma nova etapa familiar considerando todas as mudanças que esse novo bebê vai trazer. As modificações passam pela relação entre vocês já na gravidez com a montanha-russa de hormônios que mexe com a libido da mulher.
 

Finanças
 

O bolso sofre mudanças, não tem jeito, afinal mais gastos chegam com o novo bebê. O bom é se você guardou o enxoval do primeiro filho, o que faz com que vocês economizem em uma parte. Mas coloque na ponta do lápis os outros custos. Educação, vestuário, cuidados com a saúde, alimentação, viagens, diversão e cursos extracurriculares completam essa lista.
 

Carreira
 

Analise a sua vida profissional. Se você voltou a trabalhar após a licença-maternidade e já recuperou o ritmo, veja se esse é um bom momento para se afastar novamente. Agora se você decidiu parar de trabalhar, aproveite essa fase!
 

Mudanças na rotina
 

Leve em conta que durante a gestação, o seu pique vai diminuir. Você está disposta a controlar a alimentação e não beber aquela taça de vinho com os amigos? Pense no parto, nas noites de sono maldormidas, principalmente após o nascimento, o desafio da amamentação, da educação e até no ciúme do irmão mais velho. Mas lembre-se: muitos desafios você já sabe bem como são, o que vai diminuir a sua ansiedade, porque, no fim das contas, tudo dá certo.
 

A alegria
 

Depois dessa lista de considerações, não se esqueça de incluir a sensação de segurar seu filho nos braços pela primeira vez, aquele cheirinho de bebê novamente pela casa, a alegria que é para a outra criança ter um irmão. Talvez esse item seja o principal - e o que vai fazer você reconsiderar todos os demais.
 

Fontes: Alberto d´Áuria, obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana (SP), Mariana Tichauer, psicóloga e terapeuta familiar da Clínica EDAC (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário