quarta-feira, 13 de julho de 2011

Curvas e Padrões de Crescimento

Todas as vezes que as crianças vão ao pediatra ele as pesa e mede. E depois diz se está bom ou não. Já repararam isso né! Algumas mães até se referem ao consultório dos pediatras como o lugar de medir e pesar!

Você já se perguntou para que serve essa medição? Já pensou em perguntar ao pediatra do seu filho qual padrão ele está usando?

Medir e pesar as crianças é uma forma de acompanhar o crescimento delas. Acompanhamos comparando com uma curva que mostra um parâmetro. Esse parâmetro não é um número exato, tem uma variação, ou seja, um intervalo de percentil considerado normal, já que cada criança é única! Ele serve para os profissionais de saúde e gestores terem referências quanto à desnutrição, obesidade e outros pontos assim!

O que não pode acontecer é esse padrão virar regra. Ou o número exato virar uma obsessão. Ou seja, se um bebê nesse mês não se encaixou no padrão, para mais ou para menos, não é motivo de desespero e muito menos significa que precisa de complemento artificial do leite materno. É apenas uma referência para acompanhar aquela criança, observar como cresce e engorda e ir ajustando o passo com muita calma!

Perguntar ao pediatra qual é a curva de padrão que ele utiliza é muito importante. Isso porque na década de 90 observou-se que muitas crianças estavam saindo do padrão. E rápido identificou-se o problema. As curvas de peso e crescimento usadas mundialmente estavam desatualizadas, além de muitas terem sido construídas em estudos baseado com bebês que se alimentavam de mamadeira/leite artificial. E sabe-se que o crescimento e o ganho de peso de um bebê que mama exclusivamente no peito é muito diferente daquele que não mama no peito ou já tem outros alimentos introduzidos antes dos seis meses.

Em 2006 a Organização Mundial da Saúde publicou uma curva de crescimento e peso atualizada, baseada em uma pesquisa mundial da qual o município de Pelotas, no Rio Grande do Sul, representou o Brasil e a América Latina (escolhido por características epidemiológicas). Essa é com certeza a melhor curva para acompanhar o crescimento do seu filho e ela já esta presente nas cadernetas da criança distribuídas gratuitamente pelo Ministério da Saúde.

Para saber mais sobre essas curvas atualizadas CLIQUE AQUI!

E não deixe de checar a atualização do pediatra do seu bebê e especialmente nunca deixe de confiar no poder e força do leite materno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário