terça-feira, 19 de julho de 2011

Refluxo - sintomas reais e dicas uteis!

O refluxo gastroesofágico é o retorno do alimento do estômago para a boca. Ele ocorre por uma insuficiência do esfíncter esofágico, que pode ser fisiológico, patológico ou acontecer de vez em quando por um evento atípico. O refluxo é aquela sensação de queimação na garganta que sentimos às vezes com um arroto ou depois de vomitar, sabe. Se ele acontece com muita frequência o incomodo passa a ser insuportável e o ácido do estômago, passando muitas vezes na garganta leva a dor, ao invés de apenas arder. Ai sim, podemos dizer que é patológico e passa a ser necessário um tratamento. Ele é fisiológico em bebês menores de seis meses, onde ocorre as famosas golfadas. E se elas forem frequentes pode passar a incomodar, o que exige também uma atenção.

Vamos focar aqui nesse refluxo fisiológico, ou nas golfadas frequentes nos bebês menores de 6 meses. Isso porque até os 6 meses os bebês devem estar em aleitamento materno exclusivo e ai as recomendações são uma, depois dessa idade, com a introdução de alimentos os sintomas e recomendações são outros!

Nesses primeiros 6 meses as dicas são bem gerais mesmo e fica fácil falarmos aqui na net, mas depois disso as atenções são outras e uma consulta com uma fonoaudióloga torna-se necessária para as orientações mais adequadas a situação de cada criança.

Se o seu bebê apresenta os seguintes sintomas, ele pode estar nesse caso de refluxos fisiológicos que necessitam de maior atenção (não vamos dizer que é patológico aqui, pelo o que já discutimos no post anterior, quem não viu, clica aqui). Então vamos aos sintomas:

- Golfa em grande quantidade em todas as mamadas (grande quantidade é grande mesmo e a mãe vai saber!).

- Mostra-se muito irritado e chora com sinais de dor.

- Recusa mamar, especialmente nos momentos em que está muito irritado.

Se esses sintomas se somam é hora de se perguntar:

- Meu bebê mama na mamadeira? Se sim, a primeira medida urgente é voltar para o aleitamento materno exclusivo. O leite materno tem a absorção mais rápida do que os leites de vaca ou artificiais, diminuindo a probabilidade de refluxo. Caso não seja possível, vale uma consulta com uma fonoaudióloga para saber orientações especificas nesses casos.

- Meu bebê mama em excesso? É raro, mas pode acontecer. Se acha que é seu caso, passe a oferecer o peito em livre demanda, mas quando seu bebê mostrar sinais de fome. E fome não é sugar a mãozinha ou a roupa, isso é apenas reflexo de sucção!

- Meu bebê está irritado por algum outro motivo que não diretamente relacionado a amamentação? Lembrem-se que os sintomas deve se somar e muitas veze o choro ou irritabilidade tem outras causas que não a amamentação e a recusa do peito esta mais relacionada com o nervosismo e ansiedade da mãe do que do próprio bebê.



Depois de pensar e observar esses pontos e você chegar a conclusão que realmente os sintomas se somam, vamos as dicas do que podemos fazer para evitar o refluxo fisiológico e diminuir o desconforto do bebê!

- Não deixe ele chorando!!!! Responda rapidamente ao choro do seu filho, que precisa de carinho e atenção. O choro aumenta o refluxo.

- Ofereça uma chupeta. Sugar acalma e diminui bastante o desconforto causado pela queimação do refluxo. Lembre-se que nesses casos a chupeta é como um remédio, então quem tem controle sobre ela é você e não o bebê. Isso quer dizer que deve oferecer quando achar que ele precisa se aclamar e depois de calmo ela deve ser retirada. Você pode inclusive segurar a alça dela e puxar, fazendo a contra resistência e estimulando que seu filho sugue com mais força, o que vai acalmá-lo mais rápido. Atenção para a chupeta adequada!!!

- Divida as mamadas. Ou seja, ofereça a mesma quantidade de leite no dobro do tempo. Tente dar um intervalo de 15 minutos no meio da mamada ou oferecer o peito mais vezes para que o bebê mame mais vezes menores quantidades.

- Ofereça o peito com seu bebê sentado ou o mais vertical possível para o conforto de ambos.

- Depois de mamar segure ele na posição vertical por pelo menos 30 minutos. Uma boa forma de fazer isso é usando slings ou wraps. Que ainda tem a vantagem de mantê-lo bem pertinho do corpo da mãe, sentindo assim calma e segurança. Aproveite para escutar o coração batendo e a respiração encadeada.

- Não deixe que ele se agite nessa meia hora após a mamada. A agitação pode levar ao refluxo!

- Eleve a cabeceira do berço em aproximadamente 30 graus. É mais eficiente a elevação da cabeceira do que o uso de colchões e travesseiros anti refluxo. Isso vai exigir uma serie de almofadas para evitar que seu bebê escorregue no berço.

- Quando deitá-lo no berço coloque-o sempre de lado, virado para o lado
esquerdo. Apóie com almofadas para que permaneça nessa posição. Isso diminui o refluxo e é também uma posição mais segura, evitando a aspiração.

Junto com todas essas dicas, acredito que vale a pena procurar o tratamento homeopático, que não apresenta efeitos colaterais e tem bons resultados em situações como essa.

Depois disso tudo se a situação do seu bebê não mudar, ai sim vale a pena considerar medicamentos mais invasivos, mas que terão sua ação somada a esses cuidados e serão utilizados com uma recomendação especifica e clara, tomando-se todos os cuidados necessários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário