terça-feira, 13 de março de 2012

Os conflitos que as mães experimentam

Foram nove meses super intensos: a expectativa crescendo a cada dia, os cuidados redobrados para dar tudo certo no final e o seu amor aumentando sempre que o bebê se mexia dentro da barriga. Para atestar a famosa teoria de que o mundo sorri para as gestantes, ainda não faltaram visitas afetuosas, telefonemas cheios de preocupação e uma incrível boa vontade para ajudá-la no que fosse preciso.

Chegou o grande momento. O bebê veio ao mundo e, após a alta do médico, vocês seguiram para casa começando uma nova etapa. Nos primeiros dias, a sensação era de ser a mulher mais poderosa do mundo. Afinal, tem coisa mais importante do que gerar uma vida? Acontece que, como toda novidade, a doce tarefa de ser mãe também oferece desafios, especialmente no início, durante a fase de adaptação. “Na gravidez, a mulher conta com tempo para digerir as mudanças e necessidades que vão surgindo. Assim que o bebê nasce, porém, ela tem poucas horas para incorporar o papel de mãe e cuidadora”, aponta César Ribeiro Fernandes, psiquiatra e psicoterapeuta, de São Paulo.

É aí que a felicidade, que parecia intocável, vai abrindo brechas para sentimentos confusos, dúvidas, medos... Para começar, bate um ciuminho ao perceber que os holofotes, que nos últimos nove meses apontavam para você e seu barrigão, agora mudam o foco: seu filho. E não adianta culpar apenas os outros. Sua atenção também se volta totalmente para aquele ser indefeso e dependente.

Mas e você (suas necessidades, preferências, seus momentos e até seu casamento...)? Onde foram parar? Calma lá! Não dá para dizer que nos próximos meses você vai retomar tudo isso, mas, com jeitinho, as coisas se encaixam! E quer saber? Vai adorar a nova rotina, que no começo pode até soar meio impositiva.

Primeira lição: permita-se

Um dos grandes problemas enfrentados nesse período é entender e aceitar, sem culpa, esse turbilhão de sentimentos, nem sempre agradáveis. Se para isso precisar de um aval de peso, saiba que os especialistas são unânimes em dizer que toda mãe, por mais feliz que esteja com a chegada do herdeiro, sente-se, em algum momento, incomodada com as alterações que ocorrem em sua rotina. E vamos combinar que não são poucas, não é mesmo? Novos horários, mamadas constantes, choros persistentes e muitas vezes sem motivo aparente, noites em claro, licença do trabalho... Ufa!

Mas por que será que, mesmo diante de tantas justificativas sólidas, o assunto ainda é tabu para a maioria das mulheres? “Nossa sociedade tem uma visão idealizada da maternidade e cobra da mulher uma realização plena, absoluta e até inalcançável. Por isso, muitas mães entendem que, se questionarem algum ponto, estarão invalidando a felicidade e a gratidão de gerar uma criança”, explica a psicóloga Magdalena Ramos, de São Paulo, coautora do livro E Agora, o Que Fazer? A Difícil Arte de Criar os Filhos (Ágora).

Você ama seu bebê. Mas, às vezes, pensa: “Quero minha vida de volta!” Egoísmo? Não! Essas emoções conflitantes são absolutamente normais. Lide com elas sem sentir culpa.

O antídoto contra esse mal, que leva boa parte das mães a manter um silêncio sufocante e forçar uma alegria ininterrupta, é olhar para si mesma de forma mais compreensiva e racional. Afinal de contas, um sentimento não anula o outro. Mais do que isso: somente depois de identificar uma situação conflitante e refletir sobre ela é que será possível buscar soluções. “É normal intercalar momentos de contentamento e de vazio. Por exemplo, pensar no quanto considera delicioso dedicar-se ao bebê, mas avaliar que, vez ou outra, seria bom ter um tempinho para ficar sozinha e cuidar apenas de si mesma”, aponta a psicóloga Márcia Azevedo, de São Paulo. Então, nada de assumir verdades únicas e absolutas. Com a rotina atribulada que você terá a partir de agora, não faltarão emoções opostas se revezando no seu coração.

Fonte: Revista Cláudia - Patrícia Afonso (16/05/11)

Um comentário:

  1. Muito Bom o Texto e me remeteu a palestra que eu e mais uma amiga vamos dar no dia 27 de março!!!Maiores Informações de local e horário sobre a palestra " Sindrome da Mãe Perfeita no meu blog: www.camila-lobato.blogspot.com

    ResponderExcluir