quinta-feira, 5 de abril de 2012

Crianças no Concerto de Música Instrumental


Criança e musica clássica não combinam, certo?! Concerto de  Música  Instrumental não é lugar para criança, certo? Nada Disso! Música clássica, concerto e criança combinam!!! Lugar de criança é no meio de cultura!!!

Muita gente já sabe que a musica clássica estimula positivamente o desenvolvimento dos bebês e daí já surgiram inúmeros brinquedos e enfeites que tocam músicas clássicas, além de CD infantil com esse tema. A música clássica tem sim benefícios específicos que por suas características estimula o cérebro. Mas a verdade é que música de uma forma geral é bom par o desenvolvimento, música boa, melhor ainda, música inserida na cultura, duas vezes melhor.

Alguns dias atrás tive a oportunidade de acompanhar o primeiro concerto que duas meninas muito especiais assistiram. O Concerto era de música instrumental, que eu classificaria como Instrumental Moderna, mas não sei se existe essa categoria! Basta dizer que era diferente, inusitado e de qualidade! Quem se apresentou foi o Grupo Derivasons, para conhecer maissobre eles é só clicar aqui!

As duas pequenas foram ansiosas assistir a performance do irmão mai velho. Bom, o irmão é músico, portanto elas estão bem introduzidas no mundo da música, clássica, instrumental e diferentes instrumentos. Mas o ambiente de uma sala de concerto era diferente e novo! A mais velha, 8 anos, queria ser grande. Segurando o pequeno programa da noite, lia atentamente para saber em qual música o irmão entraria. Concentrou-se nas músicas, mas o cansaço venceu e terminou dormindo no finalzinho. Sem problemas, conseguiu curtir cada um dos momentos anteriores!

A mais nova não conseguia parar quieta! Apesar de toda a família ter passado todo o Concerto inteiro lembrando ela de permanecer em silêncio, vale a pena a sua participação. A pequena de 6 anos acompanhou o ritmo das flautas com as mãos e balançando o programa. Sacudiu o corpo com a guitarra elétrica, tentou chamar a atenção do irmão quando este entrou no palco fazendo caretas e sorrisos e não se conteve no comentário quando não gostou da música.

Concerto finalizado com aplausos ao Grupo Derivasons! E além dos comentários do concerto, todos na sala foram unanimes em afirmar que a pequena deu um bonito “show” a parte. Sua felicidade e espontaneidade contagiaram a todos. E ela fez questão de afirmar ao final – “Eu me diverti muito!!!”

Crianças expostas a um bom ambiente com musica de qualidade e cultura. Parte do programa da família. Música que estimula a criatividade e o desenvolvimento infantil. Música que ensina as crianças e aos adultos, desde novidades em fazer música até em como se comportar dentro e fora dos padrões socialmente determinados para cada espaço, que se não puderem ser flexíveis perdem o sentido, do comportamento e do uso do espaço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário