sexta-feira, 29 de abril de 2011

VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA: PREVENIR É A BOLA DA VEZ

Começa nesse sábado dia 30/04/11 a campanha nacional do governo federal contra a influenza. São um conjugado de três tipos de vírus, e dentre eles o da gripe A (H1N1). Tais viroses, são altamente virulentas, ou seja, causam um mal estar muito grande aos acometidos.

Nesse ano o governo federal, além dos idosos com mais de 60 anos, amplia o raio de abrangência da vacinação, colocando as gestantes e as crianças de 06 meses à 02 anos no escopo da campanha, isso pois as crianças e as gestantes também são mais vulneráveis à gripes tanto quanto os idosos.


Mas porque as crianças menores de 06 meses não podem receber as vacinas?

- Essas crianças recém nascidas ainda não podem ser vacinadas contra as gripes, pelo fato de elas serem cultivadas em proteína de ovos. Como os recém nascidos são lactentes estritos, elas ainda não tiveram contato com a proteína presente nos ovos e por isso não tomam a vacina. Com a introdução da alimentação mista e do ovo cozido, as crianças de seis meses aos dois anos, podem então saber se possuem ou não tolerância à tal proteína. Caso possua, ela não poderá tomar dessa vacina.

- Mas não precisamos ficar preocupados, pais e mães, pois no calendário básico de vacinação consta que a criança toma uma dose aos 02, 04 e 06 meses da vacina contra Influenza do tipo B e por isso ela também já está protegida, e como após os seis meses ela pode tomar a da campanha, não tem problema algum não tomar a vacina da campanha antes dos seis meses.

- E tem mais, as crianças, devem tomar duas doses, ou seja, após a primeira dose, espera-se 30 dias para retornar a um centro de vacinação qualquer e tomar a segunda dose da mesma vacina. Isso, pois, as crianças possuem respostas imunológicas diferenciadas dos adultos, devendo então para completarem a imunidade, duas doses da mesma vacina.

- Mas, mães não se assustem!!! É só lembrar que o cartão de vacinação de seu filho ou filha, tem várias vacinas com mais de uma dose para a criança, então isso trata-se de uma normalidade e não de um problema.

A vacina contra a influenza não oferece risco algum à população, e por isso todos na idade e condição estipulada pelo governo federal devem ser vacinados para assim prevenirem contra a gripe e como esse ano, teremos abrangência de três tipos de vírus, ficaremos mais ainda protegidos.

Então, não esqueçamos, a partir do dia 30/04/11 até o dia 13/05/11 vamos TODOS, GESTANTES, IDOSOS ACIMA DE 60 ANOS E CRIANÇAS ENTRE 06 MESES E 02 ANOS DE IDADE aos postos de vacinação para podermos nos proteger.

JARBAS VIEIRA, ENFERMEIRO DO GRUPO ACALANTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário