Atualmente, com a evolução e a expansão da tecnologia, o computador passou a fazer parte do dia a dia de muitas crianças. A imitação, sendo um dos principais e mais ricos mecanismos de adaptação e desenvolvimento, leva-a a querer fazer igual, copiar, inclusive as mímicas e a postura de quem digita e a procurar obter resultados similares. O computador trabalha com a realidade virtual e, aos poucos, a criança faz a associação do que acontece na tela com os comandos que dá.
A tecnologia não determina ou condiciona a forma de se conhecer e representar a realidade, mas justamente pelo fato de que certas técnicas facilitam e aumentam incrivelmente o armazenamento, processamento e intercâmbio de dados possibilitaria uma visão mais ampla, uma perspectiva mais profunda e complexa da realidade, deixando mais espaço para a iniciativa, composição e a interpretação pelo homem
dessa leitura. Da mesma forma que uma faca ou uma tesoura podem servir tanto para cortar uma folha de papel como o dedo da criança, o computador e o video game podem ser uma ferramenta útil e prazerosa, contribuindo para a criação e execução de projetos socioculturais, como pode ser prejudicial e perigosa, dependendo de como e com que objetivo é utilizada.
Hoje em dia existem jogos no computador para todas as idades e com os mais diferentes objetivos (jogos de luta, jogos que imitam a realidade, jogos de quebra cabeça). Existem também inúmeros sites na internete dedicados exclusivamente à crianças. Brincando no computador ou video games, sem deixar de lado as demais brincadeiras, uma vez que tudo em excesso é prejudicial, a criança só está se inserindo em seu meio, seu tempo, sua cultura, inclusive com a utilização criativa e eficaz de sua tecnologia. Cada época tem sua riqueza e seus desafios. A vida caracteriza-se justamente por não voltar atrás.
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