segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A IMPORTÂNCIA DAS HISTÓRIAS INFANTIS

Há alguns anos atrás, na faculdade, fiz um trabalho sobre a literatura infantil para uma disciplina. O trabalho foi uma delícia de ser feito e abriu um mundo novo de fantasias. Assim, resolvi transformar-lo em uma série de post sobre a Literatura Infantil.

A cada 2 dias vou colocar um texto novo sobre o assunto! Fico esperando ansiosa o comentário de todos!

Então vamos lá...

É no encontro com qualquer forma de Literatura que os homens têm a oportunidade de ampliar, transformar ou enriquecer sua própria experiência de vida. Nesse sentido, a Literatura apresenta-se não só como veículo de manifestação de cultura, mas também de ideologias.

A Literatura Infantil, por iniciar o homem no mundo literário, deve ser utilizada como instrumento para a sensibilização da consciência, para a expansão da capacidade e interesse de analisar o mundo. Sendo fundamental mostrar que a literatura deve ser encarada, sempre, de modo global e complexo em sua ambigüidade e pluralidade.

Até bem pouco tempo, em nosso século, a Literatura Infantil era considerada como um gênero secundário, e vista pelo adulto como algo pueril (nivelada ao brinquedo) ou útil (forma de entretenimento). A valorização da Literatura Infantil, como formadora de consciência dentro da vida cultural das sociedades, é bem recente.

Para investir na relação entre a interpretação do texto literário e a realidade, não há melhor sugestão do que obras infantis que abordem questões de nosso tempo e problemas universais, inerentes ao ser humano. Não é apenas trazer para o texto um conjunto de temáticas vinculadas, (pobreza, menor abandonado, pais separados, sexo etc.) por contigüidade, ao contexto social no qual se pretende inserir a criança. E sim fazer uma construção plana, previsível, sem surpresas, numa linguagem que tem por tarefa, apenas, ser canal expressivo de valores e de conceitos fundados sobre a realidade social.

"Infantilizar" as crianças não cria cidadãos capazes de interferir na organização de uma sociedade mais consciente e democrática.

“Ah, como é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo...”(Abramovich, 1989).

Ah! Aproveito para já agradecer minhas antigas colegas de grupo, hoje fonoaudiólogas super competentes: Fernanda Campos, Camila Alexandra, Bárbara Justo e Ana Paula Gonçalves (daqui a pouco a primeira mamãe do grupo!)

Texto por: Luísa M M Fernandes
(Fonoaudióloga – CRFa 6630 e Doula)

4 comentários:

  1. Excelente, Luisa, aqui em casa com Artur (4a) e Laura (2a) a hora da história antes de dormir é ritual. Eles adoram e eu e meu marido tb! Bjs

    ResponderExcluir
  2. rafaelly-luisa muito bom o seu incentivo, minha pequena tem apenas 1 mes e ja leio pra ela,o pequeno principe, sei que ela nao entende nada mas ela fica bem quietinha,prestando atencao na minha voz.

    ResponderExcluir
  3. Que ótimo vocês por aqui! Adorei!
    Arthur e Laura são privilegiados em entrar no mundo das fantasias junto com os pais todos os dias!
    E Rayssa, logo logo, vai ser uma leitora assídua!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Lu! Adorei as dicas e informações que irão contribuir com o meu aperfeiçoamento na arte de contar histórias para a Clarice.Bjus. Dri.

    ResponderExcluir