quinta-feira, 14 de março de 2013

Receitinhas para insucesso na amamentação – Parte 4


Essa é a lista de receitinhas de insucesso na amamentação que mais assusta as fonoaudiólogas! Mamadeiras, bicos e chupetas, além de interferirem na amamentação prejudicam o desenvolvimento ósseo e muscular da face. Isso quer dizer que o bebê não receberá estímulos adequados para esse crescimento ou receberá estímulos deletérios, ou seja, que prejudicam. Se prejudica o desenvolvimento ósseo e muscular da face pode interferir em diferentes pontos, mais na frente na vida do bebê, sendo eles:

- Na respiração – a amamentação estimula a respiração nasal, mas bicos e mamadeiras levam o bebê a usar também a boca para respirar. E o ar passando ela boca e não exclusivamente pelo nariz interfere mais ainda no desenvolvimento ósseo e muscular do bebê.

- Postura de boca– estimulam o bebê a ficar com a boca semi aberta e anteriorizada, isso pode levar a uma hipotonia dos músculos, que depois prejudicará o desenvolvimento da mastigação, e ainda, no futuro, criando a necessidade de uso de aparelhos ortodônticos.

- Postura de língua – estimulam o bebê a fica com a língua para baixo e para frente, o que depois pode interferir na posição dos dentes, na fala e na mastigação.

- Posição dos dentes – se o uso de bicos e mamadeiras prolonga-se até o nascimento do dentes eles podem interferir na posição em que os dentes nascem, levando posteriormente a necessidade de uso do aparelho ortodôntico.

- Fala – se esse uso também se estende até o inicio do desenvolvimento da fala, vai interferir na sua inteligibilidade, podendo causar distúrbios que sejam necessários a intervenção fonoaudiológica.



    10-      Uso da mamadeira
Oferecer a mamadeira ao bebê pode causar uma confusão de bicos. Realmente não acontece com todas as crianças, mas pode acontecer. E isso significa que na confusão de bicos, ou melhor confundindo as formas de sugar, o bebê pode ficar nervoso, sem saber como mudar do peito para a mamadeira. Em geral os bebês vão optar por recusar o seio materno, já que nele a sucção exige maior esforço. Esse esforço ele é essencial para o desenvolvimento ósseo e muscular da face e ele não acontece na mamadeira.

Não é com isso dizer que o bebê é preguiçoso. É dizer que ele suga pela necessidade de saciar a fome. Se sugar na mamadeira a fome é saciada mais rápido, é por ela que ele vai optar.

Outro problema também é que o bebê que mama na mamadeira deixa de sugar no seio, pelo menos em algumas mamadas. Se deixa de sugar a produção de leite da mãe diminui. E ai entra no ciclo de aumentar a mamadeira e diminuir ainda mai a sucção no seio, levando enfim ao desmame precoce.

Fica claro como a mamadeira prejudica né?!
Se quiser ler mais sobre a mamadeira e a dor de ouvido, vai ler esse texto aqui!
E se quiser saber de opções de utensílios para oferecer complementos, após os seis meses, sem interferir na amamentação, vale clicar aqui!

   11-      Uso do bico/chupeta
Muitas pessoas acreditam que o bebê precisa do bico para ficar calmo. A realidade é que, em geral, a mãe e a família precisam mais do bico do que o bebê. Isso é, ajuda nos momentos difíceis de cansaço e estresse a acalmar o bebê. No entanto uma criança que mama no peito tem a sua necessidade de sucção satisfeita nos seios. Mesmo se for uma necessidade aumentada vale oferecer os seios.

O bico pode prejudicar a amamentação por levar também à confusão de bico. Não é regra e não acontece com todos os bebês, mas pode acontecer e pode ser também um fator que soma-se a outros prejudicando a amamentação.

Quem quiser saber mais sobre bicos e chupetas e suas reais necessidades tem um texto bacana nesse link aqui!
E se quiserem saber mais sobre o dilema chupar bico ou chupeta, vale clicar aqui!

    12-      Oferecer o Leite Artificial como complemento da amamentação antes dos seis meses
Nesse grupo de receitinhas para o insucesso da amamentação entre o oferecer leite artificial (LA) ou complementos (água, chá, suco, comidas, etc) antes dos seis meses por serem em geral oferecidos nas mamadeiras. Bom, já sabemos porque a mamadeira prejudica, mas se oferecida com o leite que não o materno, prejudica ainda mais a amamentação e estimula ainda mais o desmame precoce.

Quando o LA ou complementos são oferecidos o estomago e intestino do bebê precisam correr para adaptar-se a esse novo alimento. Esperavam receber o leite materno, pronto para a digestão e com as quantidades de proteínas, gorduras e demais nutrientes adequados para seu organismo. E ai, de repente, precisam realizar uma digestão muito maior e complexa. Isso significa que vão ficar mais tempo com uma sensação de estar “cheio”, satisfeito. Já que o alimento fica mais tempo no pequeno estômago dele. Isso não significa m bebê bem nutrido, já que os alimentos que recebe não são direcionados para a sua nutrição adequada. O mito de que o bebê gordinho é o saudável, é difícil de quebrar e acaba entrando nesse ciclo. Mas... já sabemos que isso não é verdade, gordinho não quer dizer saudável!

No entanto, oferecer LA e Complementos, muitas vezes, significa dormir mais tempo, e ai muitas mães comemoram essa conquista, especialmente no período da noite. Mas fica a dúvida, dorme mais a que custo? Ao custo da sua nutrição, vale a pena?

Bom, como ficam mais tempo “satisfeitos” passam a sugar menos, sugando menos a produção de leite materno diminui. Assim a mãe aumenta a oferta de LA e complementos E o bebê passa a sugar menos ainda. Pronto! Entramos de novo no ciclo que leva ao desmame precoce!

Ah! Vale chamar a atenção que o leite artificial e complementos pode ser inclusive causa do refluxo. Quem quiser ler mais sobre o refluxo, temos dois textos bacanas aqui no blog. Um falando sobre a “epidemia de refluxos” (clica aqui para acessar!) e outro sobre dicas e sintomas reais de refluxo (só clicar aqui para acessar!).

Realmente existem casos em que o Leite Artificial é recomendado e já falamos sobre esse assunto aqui no blog! É só clicar aqui para ler mais sobre o assunto!

E outros complementos só devem ser oferecidos depois dos seis meses, e para saber mais vale ler esse texto aqui sobre a transição alimentar!

Não deixe de ler na semana que vem o último post da série “Receitinhas para o insucesso na Amamentação”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário