quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O inicio do trabalho de parto


Agora vamos pensar no Plano de Parto passando fase por fase do trabalho de parto e a primeira delas é a fase latente.

Essa é a fase em que seu corpo começa a se preparar para parir o bebê. Ela pode inclusive começar bem antes da mulher se dar conta de que esta em trabalho de parto. É o colo do útero ficando mais fino e começando a dilatar, as contrações chamada pódromos que vem e vão sem estabelecer um ritmo, o bebê que vai ficando mais quietinho, reservando suas energias para o que vem pela frente... mas enquanto algumas mulheres passam por essa fase sem perceber, outras acabam ficando muito ansiosas.

Para essa fase é importante colocar no plano de parto algumas questões para que a gestante e aqueles que a acompanham de perto ficarem mais calmos e passarem por ela com a leveza que o momento pede.

Dois pontos são bem importantes aqui. O primeiro é com quem entrar em contato no caso de dúvida. Se liga para a doula ou para o obstetra por exemplo. Se conta para a família e amigos o que esta sentindo ou se deixa o momento mais reservado. Isso pode evitar muitas pessoas fazendo sugestões que nem sempre são o melhor para você e seu bebê. E pode evitar também idas afobadas e desnecessárias ao hospital, que acabam por gerar mais ansiedade.

O outro ponto é diretamente relacionado a atenção dos obstetras ou enfermeiras obstetras. É a discussão da necessidade do toque. Muitas vezes os profissionais de saúde querem acompanhar o desenvolvimento do trabalho de parto com os toques vaginais. Mas esse procedimento, apesar de simples pode ser constrangedor e desconfortável, principalmente para as mulheres em trabalho de parto, que estão com essa região mais sensível. Então o importante aqui é discutir a necessidade desse exame com o profissional, se ele deseja fazê-lo que explique a sua necessidade. Afinal apenas verificar se a mulher esta com dois ou três centímetros de dilatação na tem muita utilidade, já que quando a fase ativa e a expulsiva do trabalho de parto começarem o corpo dará outros sinais e esses exame não tem nenhuma relação com o acompanhamento da saúde do bebê que é o principal nesse momento e feito principalmente pela ausculta dos batimentos cardíacos do pequeno.

Na fase latente do trabalho de parto, ou mesmo antes dessa, o que acontece muitas vezes é que obstetras aproveitam o exame de toque para descolar a placenta da mulher e assim acelerar a evolução do trabalho de parto. Fazem isso muitas vezes inclusive sem o consentimento da mulher. É um procedimento indolor, apenas um pouco incomodo, que pode gerar um pequeno sangramento depois, e acelera o trabalho de parto. Mas o trabalho de parto só deve ser acelerado se houver algum motivo. Caso esteja tudo caminhando dentro do esperado, não faz muito sentido esse procedimento. E se ele for necessário é importante que a gestante exija que seu médico o explique antes de realizá-lo.

Essa questão do exame de toque vale também para as outras fases do trabalho de parto, ativa e expulsiva. Ele só tem utilidade pratica caso a evolução do trabalho de parto esteja muito lenta ou tenha sido interrompida. Ou também se a mulher deseja tomar anestesia. E mesmo assim, deve ser realizado em momentos que a mulher esteja de acordo, respeitando os intervalos entre as contrações.

Essa história dos profissionais de saúde explicarem o porque e como é cada procedimento antes de realizá-lo é uma forma de respeito a mulher e de garantir a tranqüilidade durante o trabalho de parto. Se sabemos o que vai acontecer e porque esta acontecendo em qualquer situação da nossa vida ela se torna bem mais tranqüila e agradável. A doula tem também esse papel de ajudar a explicar a gestante e a família durante todo o trabalho de parto a linguagem do mediques e demais profissionais. Isso não significa que a doula vai interferir nas decisões da equipe ou que os profissionais de saúde não vão ter a sua autonomia de decisão respeitada e nem que não vão agir com a rapidez necessária em cada caso. Significa que todos vão trabalhar em equipe, compartilhando seu conhecimento e construindo um momento saudável para o nascimento do bebê.

Importante lembrar que essa fase latente pode levar até semanas! Então é hora da contagem regressiva para a chegada do bebê, mas com muita calma! É hora de usar todos os exercícios de respiração e visualização que a doula ensinou. Vale tomar chás picantes, fazer escalda pé, rir bastante cercada de mulheres, caminhar e dançar e namorar com o companheiro. E também de verificar se os últimos preparativos para a chegada estão prontos, como o quarto e a mala para a maternidade estão prontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário