quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Dicas Acalanto - Bolsa da Maternidade


O que levar para a maternidade?
  
    1- Comece a prepará-la com pelo menos 30 dias de antecedência da DPP. Apesar de apenas 6% dos bebês nascerem nessa data, ela é um referencial. E com a bolsa da maternidade pronta, você e sua família não serão pegos de surpresa e, se esquecerem alguma coisa, podem ir colocando ao longo dos próximos dias.
     
2-    Tente resumir ao máximo o número de sacolas e bolsas. Se possível leve apenas uma para você e para o bebê. Isso vai facilitar na locomoção entre quartos, salas, blocos, casa de parto, maternidade etc. Pense também em uma bolsa que seja fácil de carregar. Uma boa ideia são as malas com rodinha.

3-    Separe em uma pasta todos os seus documentos pessoais e de convênio, junto com todos os exames realizados durante a gravidez e o cartão do pré-natal. Essa pasta precisa estar em um local acessível dentro da bolsa.

4-    Roupas para o bebê: leve 3 mudas de roupa e mais uma especial, a escolhida para sair do hospital. Não se esqueça de levar casaquinhos ou macaquinhos de manga cumprida, toucas, meias e luvas, mesmo durante o verão eles podem ser necessários. Não deixe de levar também uma manta para enrolá-lo e duas fraldas de pano, que servem de curingas.

5-  Roupas para a mãe: Pense em roupas confortáveis e práticas para a amamentação. Leve pelo menos 2 pijamas e 2 mudas de roupa que você se sinta confortável em receber as visitas. Os sutiãs ou tops devem ser sempre de alças largas e práticos para a amamentação. Não se esqueça dos chinelos! Lembre-se que a noite pode esfriar, então vale à pena levar agasalhos e talvez até um cobertor.

6-    Acompanhante: o seu acompanhante não precisa levar muita coisa, no máximo uma camisa extra e um pijama. Até porque ele pode voltar para casa, se trocar e tomar banho, enquanto outra pessoa fica com você. Essa ideia é legal já que assim ele tem um momento para resolver o que for preciso fora do hospital e descansar um pouco, voltando renovado para ficar ao seu lado no hospital.
Atenção: A mulher tem direito, garantido por lei, no setor público e privado, seja em quarto ou enfermaria, a um acompanhante de sua escolha o tempo inteiro (pré parto,parto e pós parto). Não abra mão dos seus direitos!

7-  Artigos de Banheiro: toalha de banho, sabonete, shampoo, cremes de cabelo, hidratante, escova de dente, pasta de dente, pente/escova de cabelo etc. Enfim, todos os seus artigos pessoais, em embalagens práticas e pequenas.

8-    Para se sentir bem consigo mesma e para receber as visitas vale levar brincos e outros acessório que não a incomodem, práticos para ficar na cama. Cuidado com pulseiras e anéis que podem machucar o bebê nesses primeiros dias que estamos acostumando a segurá-lo. Perfumes bem leves para não estimular alergias e se achar necessário uma maquiagem leve e discreta.

9-    Artigos de farmácia: Você irá precisar de absorventes após o parto, tanto partos normais quanto cesáreas. Os hospitais normalmente fornece absorventes pós parto, que são bem grandes, algumas vezes podendo ser desconfortáveis. Assim, vale a pena levar um pacote de absorventes noturnos, principalmente ao sair do hospital. Para os bebê, os hospitais normalmente fornecem fraldas, mas vale a pena levar umas 2 ou 3 RN’s e P’s. Assim como demais artigos para a troca de fraldas. Ao sair do hospital, já estará com tudo preparado.


10 - Cintas não são obrigatórias, mas muitas mulheres se sentem mais confortáveis com elas. Assim, se decidir usar já pode levá-la para o hospital e sair de lá usando-a. O único cuidado é para as mulheres que tiveram cesárea, para que o fecho da cinta não fique em cima do local dos ponto, evitando assim possíveis machucadinhos e infecções. 

11- A máquina fotográfica é outro item que não pode ficar para trás. Mas é importante o espaço na memória e a bateria cheia, se possível com uma de reserva. 

12- É claro que dá para levar muitas outras coisas!!! Lembrancinhas para as visitas, músicas e livros, lanches leves, frutas, garrafinha com água ou suco. E mais o que você achar que irá te deixar confortável.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário