quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Ordenhando o Leite Materno – qual o segredo?



Já falamos aqui no blog sobre como oferecer o leite ordenhado aos pequenos bebês, os tiposde utensílios usados, mas uma duvida comum das mães é como ordenhar e armazenar esse leite materno da forma correta.

Ordenhar na verdade não tem muito mistério e nem é coisa de outro mundo! É simplesmente prática!!! Quanto mais fizer, maior quantidade vai conseguir tirar e armazenar.

Vale lembrar ainda que a quantidade de leite ordenhada não significa que é a quantidade de leite que você tem ou que o bebê mama. Isso porque além da prática na ordenha tem o fator de que a mulher vai conseguir ordenhar o leite que já esta armazenado no peito e o bebê, enquanto suga, estimula a produção de ocitocina e prolactina, fazendo que com a mulher produza mai leite enquanto ele se alimenta. Já falamos também sobre esse assunto aqui no blog, mas não custalembrar que o peito não é um armazém de leite e sim uma fábrica de leite!

A ordenha pode ser feita manualmente (o que acredito ser a mais indicada), mas também pode ser feita usando as bombinhas manuais ou elétricas, tomando muito cuidado para que a pressão que elas fazem não machuque os seios. Bom, na verdade nenhuma das técnicas deve machucar ou causar dor. Se esta doendo ou machucando é porque a técnica está errada!


Uma das melhores formas de aprender a ordenha manual é pedindo que uma mãe que já saiba te ensine, ou consultando um profissional especialista em amamentação. A técnica correta é importantíssima para evitar que o peito rache com a ordenha e assim prejudique a amamentação.

Algumas dicas são importante de serem sempre observadas, independente da técnica escolhida:
·         Antes de iniciar a ordenha lavar mãos, ante braço e mamas com água e sabão;
·         Se possível use uma máscara na boca e sempre evite tossir próximo ao leite.
·         Procurar local confortável e tranquilo;
·         Fazer Massagens circulares em toda a mama, com pressão e delicadeza, por cerca de 10 minutos, insistindo mais nos pontos mais duros, que serão provavelmente as glândulas mamarias com o leite armazenado.
·         Horários da ordenha – cada mulher deve encontrar o melhor horário para a sua ordenha. Pode ser feita durante a mamada do bebê ou logo após, ordenhando o seio que ele não mamar. Pode ser feita a noite, ou de manhã, quando os seios estiverem cheios. Pode ser feito entre as mamadas, exemplo: se seu bebê já esta maior e tem um ritmo de mamada de duas em duas horas, você pode ordenhar daqui uma hora após a mamada, no intervalo. Assim você já terá leite armazenado e não se preocupe, que você produzira o leite suficiente para a próxima mamada daqui a uma hora.
·         Atenção para o atrito na pele, como já falamos antes, se estiver machucando, a técnica está errada.
·         Manter ritmo e intensidade pode facilitar para uma maior quantidade de leite ordenhado.

Não vou ensinar aqui no blog a realização da ordenha manual ou uso das bombas, apesar de saber que na internet essa informação esta facilmente disponível. Mas opto por isso para preservar o que acredito ser um trabalho presencial. Não acho que com descrições e fotos fique bem explicado a técnica a ordenha e acredito que a técnica correta é fundamental. Assim, reforço a dica de antes, faça uma consulta no banco de leite, peça ajuda a mulheres experientes que estão no seu ciclo de amizade ou consulte um profissional especialista em amamentação.

E qual a quantidade de leite preciso ordenhar para ser suficiente para uma mamada do meu bebê?

Aos poucos cada mãe vai descobrindo a quantidade do seu bebê. Mas uma referência interessante é ter disponível para uma mamada de 25 a 30 ml de leite materno por peso da criança. Então se o bebê pesa 5 kg, você precisará aproximadamente 150 ml de leite por mamada. Lembrando que é uma conta genérica e cada bebê tem seu ritmo, além da possibilidade de perder o leite, derramando ao oferecer, como já falamos antes aqui no blog!

Mais sobre como armazenar e descongelar o leite no post da próxima semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário