quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Dúvidas mais comuns da amamentação


Como vou saber o tanto que meu bebê mamou no peito?

Muitas mães ficam ansiosas para saber a quantidade que o bebê mamou e assim ter certeza de que está bem amamentado. Mas esse controle não é possível com o bebê que mama no peito. Muitas vezes essa ansiedade leva algumas mães inclusive a optar pela mamadeira. Essa opção não é a solução!!! Se o leite oferecido for artificial, o bebê perde todos os benefícios do leite materno e não ganha nenhum com o leite artificial. Além de outros prejuízos que a mamadeira trás, já comentados aqui no blog (para quem não viu o post sobre mamadeira e dor de ouvido CLIQUE AQUI).

A solução é confiar na sua observação do bebê e no seu corpo. A quantidade de leite que a mãe produz vai sendo adequada com a frequência de sucção do bebê. Ou seja, segue o tamanho da necessidade de nutrição e hidratação de cada criança.

O importante é garantir que o bebê mame todo o leite de um seio. A mulher sente o seio esvaziando durante a amamentação. E aí o bebê pode mamar ainda o tanto que desejar do outro seio. Normalmente os bebês levam de 10 a 20 minutos para esvaziar um seio, mas isso pode variar de cada criança, com seu temperamento e sua idade. Por isso vale mais a observação do comportamento. Quando este se mostrar desinteressado em mamar, é porque está satisfeito.


Muitas vezes acontece dos bebês bem pequenininhos chegarem tão ansiosos e famintos para mamar, que depois de 5 minutos sentem-se saciados e exaustos, voltando a dormir. Ai ele não mamou tudo o que precisava e por isso é importante acordá-lo delicadamente, estimulando-o voltar a sugar, e não tirá-lo do peito. Com os bebês mais velhos pode acontecer também de estar muito agitado com as novidades a sua volta e por isso não conseguir manter a atenção na amamentação. Se isso acontecer, é importante buscar um lugar mai tranquilo para amamentar e assim garantir que ele mame tudo o que precisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário