quinta-feira, 21 de junho de 2012

O que é a pega correta?


Quando o bebê está mamando esta fazendo um grande esforço. Podemos observar os movimentos dos músculos, como eles ficam com as bochechas vermelhinhas e até mesmo chega a escorrer suor. Esse é um esforço normal e bom para seu desenvolvimento.

A amamentação vai durar de 20 a 40 minutos, ou até mais ou menos, sem receitas, dependendo do ritmo de cada bebê. Então é importante que a mãe esteja em um lugar confortável, com as costas e o braço apoiados.

Ao dar de mama devemos oferecer o peito ao bebe, próximo a sua boca, estimulando os cantinhos e ele vai se dirigir ao bico do seio e pegar. Não é necessário colocar dentro de sua boca.

E como se segura, ou apóia, o seio para essa pegada e durante a amamentação se necessário? O apoio correto, se necessário, é assim em forma de C. Dessa forma você consegue apoiar os seios em pressionar os ductos mamários, garantindo melhor saída do leite. Se pegar em V pode obstruir a passagem do leite e dificultar todo o processo.

O bebê e a mãe vão se adaptando aos poucos na posição, mas é importante buscar o maior contato entre o corpo dos dois, barriga com barriga como costumamos falar. E ai, quando ele abocanha o seio, podemos observar a pega.

Ele deve pegar toda a auréola, que é a parte mais escura. Algumas mulheres têm essa auréola muito grande, então é claro que o bebê não vai conseguir abocanhar tudo, mas é importante que faça o máximo que conseguir e nunca pegando só o bico do seio. Pegando da forma correta vamos observar que o lábio inferior fica virado para fora (evertido) e podemos inclusive ver o movimento do queixinho indo para frente e para trás.



Se a pega não estiver correta, é importante tirar o peito e começar de novo, com paciência e determinação, até que a pega esteja correta para a amamentação continuar.


A sucção do bebê é bem forte, então se ele estiver pegando apenas o bico do peito pode machucar a mãe e não conseguir que o leite saia adequadamente, ficando irritado.  Não tentem puxar o bebê de uma só vez para tirar do peito e incentivar uma nova pegada. Puxando pode acabar levando a machucar o seio da mãe. Então basta colocar o dedo mindinho no cantinho da boca dele, afastando assim os seios e diminuindo a pressão. Ai ele vai retirar sozinho a boca.

Se estiver na dúvida vale sempre entrar em contato com um profissional especialista em amamentação para assistir a mamada de vocês!

2 comentários:

  1. Ótima matéria!
    Sugiro apenas, se possível, ilustrar a forma de C e V que aparece no trecho: "E como se segura, ou apóia, o seio para essa pegada e durante a amamentação se necessário? O apoio correto, se necessário, é assim em forma de C. Dessa forma você consegue apoiar os seios em pressionar os ductos mamários, garantindo melhor saída do leite. Se pegar em V pode obstruir a passagem do leite e dificultar todo o processo".
    Parabéns mais uma vez pelo blog!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Não consegui encontrar fotos legais que ilustrem o segurar o seio! Mas assim que achar eu posto aqui!!!

    ResponderExcluir