quinta-feira, 28 de junho de 2012

Qual peito devo oferecer primeiro para o bebê?


O leite produzido nas nossas glândulas mamárias pode ser dividido em dois. O primeiro leite, que é composto mais por água e anticorpos e o segundo que é rico em gordura. Precisamos garantir que o bebê mame esses dois leites. Dessa forma temos certeza de que ele está bem amamentado.

Então ele precisa mamar todo o leite de um seio. Ai ele passa para o outro seio e vai mamar o tanto que tiver vontade, dependo da sua fome.

Quanto mais o bebê mama e suga um seio mais ele vai produzir leite na próxima mamada. E essa produção de leite normalmente coincide com os intervalos que o bebê vai estabelecendo ao longo do primeiro mês, com a livre demanda. Para garantir que estimulamos os dois seios e evitar o empedramento do leite (pedaços duros do leite no seio) ou ingurgitamento dos seios (áreas inchadas e mais sensíveis no seio, indicando o início de uma inflamação), deve-se alternar o peito que se começa a mamada.

Se as três horas comecei pelo peito direito e ele mamou tudo e um pouco do esquerdo, as cinco horas vou começar pelo esquerdo e assim por diante.

Esse processo é importante e como algumas mães têm dificuldade de lembrar por qual lado começou, vale a pena fazer uma tabelinha e deixar em algum lugar visível. Marcando em cada horário, de qual lado começou.

E o que fazer com o outro peito que o bebê não mamou tudo? Algumas mães sentem desconforto quando o seio não é esvaziado o suficiente. O que se pode fazer é a ordenha manual, armazenado aquele leite, ou mesmo no banho morno, fazer massagens circulares para que o resto do leite desça.

Ultima dica do dia! Comparando o leite materno com o leite de caixinha podemos ver claramente o beneficio do aleitamento materno e porque a amamentação deve ser exclusiva nos primeiros seis meses e continuada pelo menos até os 2 anos!


quinta-feira, 21 de junho de 2012

O que é a pega correta?


Quando o bebê está mamando esta fazendo um grande esforço. Podemos observar os movimentos dos músculos, como eles ficam com as bochechas vermelhinhas e até mesmo chega a escorrer suor. Esse é um esforço normal e bom para seu desenvolvimento.

A amamentação vai durar de 20 a 40 minutos, ou até mais ou menos, sem receitas, dependendo do ritmo de cada bebê. Então é importante que a mãe esteja em um lugar confortável, com as costas e o braço apoiados.

Ao dar de mama devemos oferecer o peito ao bebe, próximo a sua boca, estimulando os cantinhos e ele vai se dirigir ao bico do seio e pegar. Não é necessário colocar dentro de sua boca.

E como se segura, ou apóia, o seio para essa pegada e durante a amamentação se necessário? O apoio correto, se necessário, é assim em forma de C. Dessa forma você consegue apoiar os seios em pressionar os ductos mamários, garantindo melhor saída do leite. Se pegar em V pode obstruir a passagem do leite e dificultar todo o processo.

O bebê e a mãe vão se adaptando aos poucos na posição, mas é importante buscar o maior contato entre o corpo dos dois, barriga com barriga como costumamos falar. E ai, quando ele abocanha o seio, podemos observar a pega.

Ele deve pegar toda a auréola, que é a parte mais escura. Algumas mulheres têm essa auréola muito grande, então é claro que o bebê não vai conseguir abocanhar tudo, mas é importante que faça o máximo que conseguir e nunca pegando só o bico do seio. Pegando da forma correta vamos observar que o lábio inferior fica virado para fora (evertido) e podemos inclusive ver o movimento do queixinho indo para frente e para trás.



Se a pega não estiver correta, é importante tirar o peito e começar de novo, com paciência e determinação, até que a pega esteja correta para a amamentação continuar.


A sucção do bebê é bem forte, então se ele estiver pegando apenas o bico do peito pode machucar a mãe e não conseguir que o leite saia adequadamente, ficando irritado.  Não tentem puxar o bebê de uma só vez para tirar do peito e incentivar uma nova pegada. Puxando pode acabar levando a machucar o seio da mãe. Então basta colocar o dedo mindinho no cantinho da boca dele, afastando assim os seios e diminuindo a pressão. Ai ele vai retirar sozinho a boca.

Se estiver na dúvida vale sempre entrar em contato com um profissional especialista em amamentação para assistir a mamada de vocês!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Resultado Promoção Acalanto – Fotos Newborn com Carol Souza


Pessoal,
mais uma vez a promoção Acalanto foi um sucesso!!!

Vamos ao resultado do sorteio!
Tivemos mais de 200 acessos ao post e 7 inscritas para participar.
Puderam participar do Sorteio apenas 3 das inscritas, já que as gestantes que se inscreveram tem a DPP mais para frente, e não no mês de junho, como determinava as regras da promoção.

Participaram do sorteio então a Carolina Sampaio que escolheu como a foto dos sonhos seus gêmeos abraçados.




A Janaína Silva que quer dar de presente para um dos bebês que conhece e queria ver uma foto de um deles usando um presente que ela deu!



E a Adriana Meireles que também quer presentear uma amiga, e quer ver uma foto da Laurinha sorrindo, como se estivesse sonhando com os anjos.


E... as ganhadoras do sorteio, cada uma ganhando uma sessão de fotos Newborn foram....


Adriana Meireles e Carolina Sampaio!!!


As gestantes que se inscreveram (Rafaelly, Renata, Luiza e Emília) que não puderam entrar agora no sorteio, junto com a Janaína e quem mais passou por aqui e ficou com vontade de ter as fotos, mas não podiam se inscrever, podem entrar em contato com a Carol Souza e mencionando o Blog Acalanto vão ganhar 50% de desconto no valor da sessão.

Depois da sessão voltamos aqui para contar o resultado!!!

quinta-feira, 14 de junho de 2012

O bico do meu peito (mamilo) é invertido, será que eu vou conseguir amamentar?


Essa é mais uma pergunta frequente nas conversar sobre amamentação, que vem carregada de mitos e orientações antigas, que hoje não são mais recomendadas. Então vamos entender o que significa bico do peito invertido, o que isso influencia na amamentação e quais os cuidados que a mulher deve ter.

Cada mulher tem o bico do seio formado de um jeito, todos normais, e nenhum impede a amamentação.

Podemos classificar os bicos/mamilos em três tipos:
- Normal ou Protuso – esse bem pontudinho e para fora
- Plano – não faz o biquinho, fica no mesmo plano que a aréola.
- Invertido – o bico parece entrar para dentro do seio, fica lá no fundo. Pode ser que quando bebê sugue ele saia para fora ou não.


O tipo de bico do seio não interfere na amamentação porque o leite é produzido normalmente nas glândulas internas e levado até o bico dos seios. Para que o leite saia o bebê precisa fazer a pega correta, fazendo pressão na aréola. Quando o bebê abocanha o seio ele faz o formato do bico dentro da boca, encaixando-se perfeitamente. Esse movimento de formação do bico dentro da boa independe do formato do bico do seio e esta muito relacionado a pega correta (que vamos falar mais na semana que vem!).

É verdade que quem tem o bico do seio plano ou invertido pode ter maior dificuldade no inicio da amamentação. Mas o que pode acontecer também para quem tem o bico protuso. Não existe regra. Mas o que fazer diante dessa dificuldade da amamentação?
- Paciência
- Saber que mãe e bebê estão em um processo de adaptação
- Persistência
- Estimular a pega correta
- Se necessário buscar apoio de um profissional especialista em amamentação, que precisa assistir a mamada e ai fazer orientações especificas, já que cada mulher e cada bebê são únicos e tem sua própria dinâmica.

O que não deve ser feito
- Puxar o bico do seio para fora – essa é uma orientação comum, mas ultrapassada. Já sabemos que essa ação não muda o formato do bico do seio ou o faz ficar mais protuso. Essa pequena protrusão do bico pode acontecer com a sucção do bebê, mas não com massagens e puxadas que possamos fazer. Esse movimento pode machucar os seios, estimular uma produção de leite desnecessária antes do parto e estimular contrações.



- Bico de silicone – muitas mulheres acreditam que o bico de silicone pode ajudar na pega do bebê, o que não é verdade. O Bico de Silicone pode dificultar a pega, dificulta a adaptação do seio a cavidade oral do bebê e pode levar ele a engasgar, já que costuma acumular uma quantidade de leite na ponta que, ao sair, dificulta a coordenação de sucção-deglutição.







- Conchas – não tem a função de promover a protrusão dos bicos dos seios. Também não tem nenhuma função na preparação dos seios para a amamentação. Sua função esta relacionada apenas a proteção dos seios, pela sensibilidade ou se o leite estiver vazando. No entanto é importante ficar atenta que o seio não pode passar o dia todo com a concha, já que ela mantém uma umidade, propiciando a formação de bactérias. Destaque também para o leite que fica acumulado na concha. Ele não pode ser aproveitado, deve ser descartado.



segunda-feira, 11 de junho de 2012

Promoção Acalanto – sessão de fotos newborn com Carol Souza


Oi pessoal!

A Carol Souza é a mais nova parceira do Acalanto!

Ela é fotografa, especialista em fotos de recém nascidos, e esta voltando a BH depois de uma temporada na Austrália. Para conhecer mais, deem uma espiada no site dela, aqui na barra lateral! Voltou com muita energia e começou uma parceria com a Luísa Fernandes (doula e fono), que vocês já conhecem aqui do Acalanto.

A Carol tira as fotos e a Luísa ajuda com os bebês e as mães! E para estrear essa parceria, nada melhor do que começar com um sorteio no Acalanto!

Confiram o que a Carol conta do seu trabalho!

“Bom dia a todas as futuras mamães!!!

Comecei a estudar a fotografia de recém nascidos na Austrália no ano passado e foi definitivamente a experiência mais recompensadora da minha vida. A vinda do neném recém nascido e o momento mais feliz na vida de uma mulher, e os primeiros dias de um bebê em seu lar são o começo de uma linda historia de amor. Aquele ser humano pequenininho acabou de entrar em sua vida e a cada dia que passa vai mudando, se transformando,e os pais vão se apaixonando por cada nova descoberta, cada sorriso, cada choro, cada momento.

E foi pensando nisso que eu voltei para o Brasil em marco deste ano para proporcionar esse serviço exclusivo para documentar cada dobrinha, cada alegria, fazendo de tudo de capturar da melhor maneira o amor e a alegria, com muita sensibilidade e cuidado. As primeiras fotos do seu bebe são as que você sempre vai olhar durantes anos e anos... Na primeira festa de aniversario ou quando seu filho chegar em casa com a primeira namorada, ou quando for para a faculdade e ate quando se casar. Você vai sempre se lembrar daqueles pezinhos bem pequenininhos, da carinha que seu filho fazia antes de chorar e a paz em que ficava enquanto adormecia.

E para mim como fotografa e profissional, nada me deixa mais feliz do que a felicidade e a emoção nos olhos dos pais ao ver fotos prontas.

A maior preocupação dos pais e a respeito da segurança do bebe durante as sessões fotográficas. É aconselhável que a sessão seja durante os primeiros 15 dias da vida do bebe, quando ele ainda tem as dobrinhas e a mobilidade que resultam em lindas fotos. E quando os padrões de sono são mais longos e mais estáveis, o que e essencial para o sucesso da sessão pois o bebe precisa estar adormecido e relaxado.

E para o Carol Souza Photography a segurança do seu bebê vem em primeiro lugar. Os pais terão a opção de nos receber em sua casa, onde levaremos todas a estrutura necessária para o trabalho, e terão também a opção de ir até a minha casa onde terei tudo pronto e organizado para a sessão. E claro, a limpeza e assepsia é imprescindível para o sucesso do trabalho e para a saúde do bebê. Como parceiras durante a sessão, sempre conto com a ajuda de profissionais na área da saúde, neste caso, a Luisa Fernandes, que e uma Doula qualificada e trabalha nesta área há anos e também a criadora deste site maravilhoso.


Então no mês de Junho duas seguidoras do site, sorteadas, ganharão uma sessão newborn avaliada em R$800, que inclui o tratamento e um DVD comas fotos em alta, media e baixa resolução!

E as que não ganharem, mas ainda querem muito um trabalho diferenciado com seu bebê, me enviem um email mencionando o site e ganharão um desconto de 50%”


Então, vamos sortear duas sessões de fotografia newborn, para bebês recém nascidos, de 1 dia até 6 meses de idade.

Todos os leitores podem participar, concorrendo para seu bebê, para dar de presente para um bebê querido a sessão, ou as gestantes que tem a DPP para junho. Atenção, as fotografias só serão realizadas em Belo Horizonte ou região metropolitana!

Para participar é só seguir os seguintes passos:
3-    Responder as seguintes perguntas no comentário desse post
a.     Nome Completo
b.     Cidade/Estado
c.      E-mail
d.     É gestante? Se sim, esta com quantas semanas?
e.      Divulgou essa promoção no seu blog, twitter ou perfil do Facebook? Se sim, cole aqui o link da divulgação.
f.       Descreva a fotografia do seu bebê que gostaria de ter em um quadro ou porta retratos na sua casa! Um desafio para a Carol Souza buscar essa foto dos sonhos!

Super dica do sorteio! Quem divulgar essa promoção no blog, twitter ou facebook pode concorrer o dobro, triplo ou quádruplo de vezes!!!
                                                                        
O sorteio será dia 18, na terça a noite! Então vale se inscrever até as 18 horas! É uma promoção relâmpago! Então não percam a oportunidade!!!

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Como preparar os seios para a amamentação??



Tenho respondido com frequência a essa pergunta e nas comunidades de amamentação e parto, então resolvi escrever o texto para ajudar a esclarecer todas as dúvidas! Esse assunto de amamentação sempre aparece por aqui, quem quiser saber mais de outras dicas é só clicar aqui na série que fizemos – Dúvidas mais comuns da amamentação!

Para preparar a mama o mais indicado é a exposição ao sol e o atrito leve do bico e aréola.
O que significa isso?

A exposição ao sol significa se possível tomar sol com os seios expostos, usando o filtro solar e respeitando os horários adequados para tomar sol! Se não for possível expor os seios todos por causa do local em que você tem para tomar sol, ajuda já tomar sol de biquine mesmo. O sol fortalece a pele como podemos facilmente observar no nosso dia a dia, mas não devemos nunca exagerar!

Dica criativa de gestantes que já passaram pelo Acalanto: Pegar uma camisa velha, bem estampada e cortar dois pequenos círculos, para expor o bico dos seios. Assim você toma sol com a camisa e quem olha de longe não vê que esta cortada por causa do estampado. Ajuda muito para quem o problema é a visão de vizinhos pela janela ou prédios ao redor.

O atrito significa o atrito comum que os seios já recebem da roupa no dia a dia, da toalha ao enxugar e da bucha no banho. Reforçando, é o atrito que já recebe!!! Não pode esfregar com força ou exageros. Os seios já estão sensíveis durante a gravidez e devemos evitar machucá-los!!! Atritos excessivos podem também destruir as células de Montgomery, responsáveis pela hidratação natural do bico e aréola.



Dica criativa de gestantes que já passaram pelo Acalanto: usar sutiã bem velho ou ficar um tempo em casa sem sutiã com blusa velha. Aumentando assim discretamente o atrito nos seios!







O que nunca deve ser feito!!!
- Usar cremes hidratantes na aréola e bico dos seios: dificulta o trabalho da hidratação natural da pele e pode deixar resíduos não saudáveis para o bebê, quando já no período de amamentação.
- Usar pomadas a base de lanolina ou outras, mesmo que as substancias sejam adequadas para a sucção do bebê: o uso das pomadas só deve acontecer no caso de indicação precisa, como proteção não deve ser usada, já que prejudica o desenvolvimento natural da pele mais uma vez.
- Atrito excessivo com buchas
- Exposição exagerada ao sol

Semana que vem vamos falar sobre os tipos de bico dos seios! Outra pergunta que sempre surge nos grupos!!!!