quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Os primeiros cuidados com o bebê e o pós parto – Parte final do Plano de Parto


Esse é o ultimo post sobre o Plano de Parto! É um plano de parto que inclui o depois do parto e não só os cuidados com a mulher, mas também com o bebê.

As mulheres que tem o seu parto normal ou natural gastam muita energia e a emoção do parto se mistura com o amor pelo bebê o cansaço e a energia que vem logo em seguida. Esse momento deve ser o mais intimo possível da família! Fotos também são muito bem vindas (atenção para o flash incomodando o mais novo membro da família).

O contato pele a pele mãe e bebê imediatamente após o parto deve estar presente em todos os Planos de Partos. Sabe-se que esse é um momento do estabelecimento do vínculo entre os dois, um reconhecimento emocional e estimulado por hormônios de quem viveu como um só por 40 semanas, mais ou menos. Esse contato pele a pele, mantendo o bebê seco, independente de qual for o tipo de parto, pode ser feito e ajuda inclusive o recém nascido a manter a sua temperatura e a aprender a controlá-la.

Os cuidados mais imediatos com o bebê como aspirar a narina e garganta, se necessário, e medir o APGAR (saiba mais sobre isso no clicando aqui) podem ser feitos no colo da mãe! É legal combinar isso com a equipe pediátrica. Esse momento imediatamente após o parto é também a hora de estimular a amamentação. Amamentar e sugar na primeira meia hora de vida é um dos fatores fundamentais para um bom aleitamento materno prolongado. Estimula o colostro a descer, acalenta o bebê, ajuda o bebê a aprender a coordenar seu reflexo de sucção para uma boa pega e estimula a produção de ocitocina natural, auxiliando na expulsão da placenta.

Não abra mão nunca de colocar o seu bebê para sugar no peito imediatamente após o parto em nenhuma situação. É claro que, como sempre, falamos aqui de bebês que nascem a termo e saudáveis, em casos extraordinários e adversos é necessário uma avaliação.

Falando da expulsão da placenta, o melhor é que ela saia naturalmente. Alguns hospitais tem como protocolo aplicar ocitocina artificial para ajudar na expulsão da placenta. Esse procedimento pode ser discutido com a equipe e realizado se necessário. Ah! Depois que a placenta for verificada você pode pedir para levar com você para casa!

Bom, se falamos de placenta, logo pensamos no cordão umbilical. O Plano e Parto deve conter o desejo da família quanto ao clampeamento e corte dele. O pai pode querer cortar, ou outro membro da família. E a mulher pode solicitar o clampeamento tardio do cordão umbilical, isso quer dizer, alguns minutos após o parto, quanto parar de pulsar, permitindo eu o sangue nele passa para o bebê e diminuindo as chances posteriores de anemia. Esse clampeamento tardio não é possível nos casos em que a família optar por colher células troncos do cordão umbilical para armazenar ou doar.

A mulher pode ainda destacar seus desejo quanto aos cuidados com o bebê, como:
- O banho: é bom saber o protocolo no caso de partos hospitalares, mas é possível, independente deste, que o banho seja dado pela mãe no dia seguinte, mantendo o vernix - camada branquinha que fica na pele dos bebês - para proteção e nutrição da pele.
- Vitamina K: é ministrada normalmente por seringa, e ajuda a evitar uma futura anemia. Existe também um tipo que é ministrado via oral. É necessário verificar no hospital essa disponibilidade.
- Nitrato de Prata: ministrado em gotas, nos olhos de todos os bebês e vagina das meninas. É usado como protocolo de rotina, mas só tem função no caso de mulheres com exame positivo para gonorréia, evitando a sua transmissão para o bebê. Essas gostas ardem e deixam os pequenos com os olhos inchados. É importante discutir com o obstetra e pediatra a real necessidade desse procedimento.

Depois do parto, em um parto normal, a mulher já pode tomar banho e caminhar com tranquilidade. Deve também ter acesso a comida e líquidos, já que gastou muita energia. As mulheres que tomaram anestesia precisam ser monitoradas para possíveis efeitos colaterais e só podem caminhar depois de avaliadas quanto a mobilidade da perna, para a sua segurança. As mulheres que passaram por cesárea têm cuidados mais específicos, já que acabaram de passar por uma cirurgia abdominal extensa. Independente do tempo de observação necessário para cada mulher, em cada situação, a mulher tem direito a ter um acompanhante com ela, é lei!

Se a mãe desejar pode solicitar, pessoalmente e no plano de parto, que todos os cuidados com o bebê, os mencionados nesse post, outros e ainda as vacinas, sejam realizados na sua presença. O que fica fácil de acontecer quando o alojamento conjunto mãe-bebê. Ou seja, para a tranquilidade e saúde de todos, mãe e bebê devem ficar juntos, dia e noite, com a amamentação em livre demanda.

Algumas mulheres gostam de colocar no Plano de Parto um destaque para eventos inesperados. No entanto, penso que eventos inesperados são inesperados. Ou seja, devem ser lidados a medida em que surgem. O Plano de Parto é construído com o principal objetivo de criar um canal de comunicação aberto entre a mulher e a equipe que a acompanha, além de promover um parto humanizado, independente do local e forma com que aconteça. Então, se as situações e eventos inesperados forem lidados com confiança, respeito, cuidado e muita comunicação vão transcorrer com maior naturalidade e tranquilidade para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário