quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Aventuras no TEATRO


Sempre adorei teatros!

Acho que eles tem um certo “que” de mistério que encanta. E levar crianças ao teatro é ainda mais gostoso! Por isso saio convidando sobrinhos e sobrinhas, primas e primos, vizinhos e filhos de amigas para levar ao teatro, especialmente nessa época do ano em BH, com a Campanha de Popularização do Teatro.

O teatro é diferente do cinema por estimular a nossa imaginação. No cinema já está tudo pronto, o filme nos apresenta exatamente como é cada cenário e cada personagem. O teatro não, ele indica o que tem aqui e ali, mas abre espaço para que cada um crie seus próprios personagens e cenários.

Essa possibilidade de imaginar para as crianças é um mundo infinito! Elas são espontâneas, interagem com os atores e os olhinhos brilham com cada ator que entra em cena. E depois do teatro as ideias são muitas! Se no teatro tinha uma bruxa que samba, então agora ela pode fazer mágica com música, o quarto bagunçado vira um castelo, sacos de plásticos servem para esconder tesouros e o rei do teatro vira a rainha do esconderijo. Alguém consegue pensar em algo mais gostos que entrar nesse mundo encantado?

Para quem está em Belo Horizonte vou contar um pouquinho do que eu e os pequenos que me acompanharam em cada peça achamos! Assim cada um pode fazer a sua programação de peças infantis!

O GATO DE BOTAS
A história é uma releitura bem moderna do clássico Gato de Botas. Consegue entreter crianças de todas as idades e até adolescentes. Transformou as músicas clássica em rap’s e sambas, faz referência as redes sociais da internet e estimula as crianças a buscarem os livros. Exalta as belezas do nosso estado e os adultos também dão boas gargalhadas. A turminha que foi comigo nessa peça era de todas as idades (8, 6, 5 e 2 anos) e cada um escolheu um momento diferente como o preferido!


A ARCA DE VINÍCIUS


É umas das apresentações infantis mais bonitas que já vi. As musicas do CD de Vinicíus de Morais com o mesmo nome da peça envolvem todos os presentes. As crianças que já conhecem as letras lideram o coro e as palmas. Um pequeno porém é que a história exige muito da imaginação, já que apresenta a “Casa dos Bobos” que não tem paredes e nem portas! Então é preciso imaginar a casa e, ao mesmo tempo, como os anjos se fantasiam de animais e observam o menino na casa lá em baixo. Nessa peça a pequena que estava comigo, de dois anos, não conseguiu entender a história, já que não se conformava porque o menino não podia continuar vendo os animais que ela ainda via, mas adorou cada música e saiu imitando cada personagem. As crianças um pouquinho mais velhas já conseguem entender melhor a história e imaginar os elementos do cenário que ficam por conta de cada expectador.

A TURMA DO URSINHO PUFF
Esse é um teatro interativo. O Ursinho Puff e sua turma convidam os baixinhos a particparem da peça. É uma festa só e as brincadeiras muito divertidas. Especialmente na hora de ajudar o Puff a passar pelo túnel que leva ao pote de mel. As crianças que não estão acostumadas a interagir com os personagens ficam com um pouco de medo, mas não vi nenhuma que quis ir embora, apenas várias dependuradas nos pescoços dos pais.

FLICTS


Quem já leu o livro do Ziraldo vai adorar a peça! Os adultos revivem a infância e as crianças tiram do teatro várias ideias de brincadeiras para o dia a dia. A peça é leve e descontraída! E consegue carregar no foguete a imaginação de todas as crianças e adultos que asitem. É uma boa peça para bebês também já que usa muitas cores e contrastes que chamam a atenção dos pequenos.





OS TRÊS PORQUINHOS
Conta a clássica história que todos conhecemos. A maioria das crianças nos teatro já consegue prever o que vai acontecer na próxima cena e narram a história junto com os personagens. Tivemos uma pequena intercorrência com o lobo mal, já que todas as vezes que aparece as luzes ao apagadas e o lobo chega pulando no palco. Os sustos e a choradeira foram grandes. Muitas crianças tiveram que sair do teatro. Então vale a pena conferir se seu pequeno não tem medo de lobo mal antes d levá-lo.

OS SALTIMBANCOS
 

Essa é outra peça especialmente bonita, com o cenário e figurino. Encanta a todos e o coro das crianças e adultos compõe a apresentação. É uma delícia dar vida a gatos, cachorros, galinhas e burros! E sair cantando as músicas de Chico Buarque que fizeram parte da minha adolescência junto com pequenos tão queridos, não tem preço!




 

Então! Até agora esse foi meu roteiro com os pequenos!!! E fica ai a dica!! Quem tiver mais dicas sobre outras peças ou comentários dessas, comenta aqui pra gente!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário