sexta-feira, 24 de junho de 2011

Mamadeira e Dor de Ouvido

Acho que as Associações dos Pediatras e todas as mães do mundo deveriam fazer uma campanha para que passe a vir um aviso, desses bem grandes e em vermelho, colado em todas as mamadeiras vendidas.

CUIDADO! ATENÇÃO!! MAMADEIRA CAUSA DOR DE OUVIDO.

É com frequência que as mães vem me contar sobre as Otites repetitivas de seus filhos, para saber sobre as consequências delas. Ai começo dizendo que as consequências são preocupantes, mas primeiro precisamos descobrir a causa! Em cinco minutos de conversa descubro que o bebê ou criança usa mamadeira! E é batata, é só retirar a mamadeira para dois meses depois elas relatarem que as dores de ouvido desapareceram!
O que acontece é que temos um canalzinho que liga nossa boca ao nosso ouvido interno, chamado tuba auditiva. A Tuba serve para regular a pressão dentro do ouvido e está sempre alternando momentos abertos e fechados de acordo com a necessidade. Quando engolimos ela deve estar fechada, garantindo que nada caia dentro do ouvido, especialmente líquidos. Acontece que nem sempre engolimos com pressão o suficiente para ocluir a Tuba Auditiva totalmente, o que não tem muitos problemas, já que essa abertura fica em cima, e os alimentos e líquidos não vão desafiar a lei da gravidade.
O problema todo é que as crianças que tomam mamadeira fazem isso quase sempre deitadas. O modelo do frasco e a forma de segurá-lo propiciam que seja tomado deitado, juntando com a pouca pressão e força necessárias para o liquido sair, são receitas certas para o liquido trocar o caminho e passar pela tuba auditiva. Quanto mais novo o bebê, mais fácil de acontecer, já que a tuba auditiva deles é pequenininha e quase reta.
As otites de repetição em crianças podem atrapalhar o desenvolvimento auditivo delas. O que pode ser de forma leve e imperceptível (como um limiar auditivo diminuído), ou um distúrbio do processamento auditivo (dificuldade em entender e interpretar o que escuta) ou até mesmo a pequenas perdas auditivas e atrasos no desenvolvimento da fala e da linguagem. Isso quer dizer que otite é coisa séria e não adianta apenas tratar com antibiótico e esperar passar. É preciso ter atenção e evitar que se repita. Muitas crianças têm tantas otites que até mesmo se acostumam com a dor de ouvido e param de queixar-se de dor. Esses são casos mais graves ainda, onde a otite só é descoberta por acaso, com exames secundários e feitos com outros propósitos, e pode levar a consequências mais graves, como já descritas, pelo tempo em que interferem na qualidade da audição da criança.
Uma forma fácil de diminuir a ocorrência de otites é substituir as mamadeiras por copinhos com bico de pato. Esses copinhos podem ser usados a partir dos seis meses (até então não haverá necessidade, já que o melhor para bebê e mãe é a amamentação exclusiva por 6 meses) e em qualquer momento do dia ou noite. Eles também têm tampas que os tornam práticos para carregar e o seu formato, forma de segurar e a forma de sugar vão levar a criança a utilizá-los sentada ou recostada, com a cabeça acima do corpo, garantindo que nada escorregue para a tuba auditiva.
Vale aqui dois lembretes!
1-    A mamadeira a noite pode causar caries, pelo resíduo de leite ou líquidos que ficam na boca.
2-    Existem outras causas para otite que podem ocorrer isoladas ou se somar à influência da mamadeira, assim é importante acompanhar com o pediatra e descobrir as outras possíveis causas em cada situação.

3 comentários:

  1. olá gostei muito da matéria!
    E concordo plenamente que deveria vir com avisos enormes nas mamadeiras de todos os riscos que ela pode causar!!!
    Vou passar adiante na página que ajudo administrar no face, tudo bem?

    https://www.facebook.com/maesmineiras?ref=hl

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais!
      Que bom que vc gostou! Por favor fique a vontade em divulgar!!

      Excluir
  2. Obrigada pelo post, agora entendi porque a mamadeira pode causar a dor de ouvido.
    Mas será que isso pode acontecer somente se a criança mamar deitado? Ou seja, pode acontecer mamando sentado?
    Fiz um post no meu blog sobre a dor de ouvido em crianças e escrevi no blog sobre a mamadeira e coloquei o seu blog como fonte:http://goo.gl/tWpUkA
    Obrigado!

    ResponderExcluir