sábado, 11 de dezembro de 2010

A importância da amamentação

Especialista defende a importância da amamentação para o desenvolvimento do bebê e construção do vínculo entre mãe e filho
Você já pensou em como vai ser a amamentação do seu filho? E você que vai ser pai, já pensou como vai ajudar a sua esposa na amamentação? Com certeza muitas pessoas já deram varias opiniões sobre o assunto. A mãe, a sogra, a irmã, a tia, a amiga e por aí vai...
Vocês já devem ter ouvido coisas como do tipo: “amamentar é maravilhoso; não tive paciência; comprei logo uma mamadeira (ou até já ganhou a mamadeira de presente); NAM é melhor e sustenta mais; você não vai mais dormir; o seu peito vai ficar caído se você ficar amamentando muito tempo; não o acostuma no peito não; não o deixa dormir no peito não; não deixa mamar a hora que quiser não; marca um horário; e assim por diante. Dicas, conselhos, ajuda, experiências... boas e ruins.... mas como saber o que é melhor para você, sua família e seu bebê?!
O único jeito é a mãe estar bem informada e se preparar durante a gestação para esse momento tão especial da amamentação. É muito importante ter a certeza de que a mulher é capaz de amamentar e que o seu leite é sempre o melhor para o seu filho. A amamentação deve ser exclusiva pelos seis primeiros meses e depois continuar pelo menos até os dois anos, com a introdução dos alimentos. É claro que cada caso tem sua particularidade, como mães que precisam voltar ao trabalho depois da licença maternidade de apenas quatro meses. Assim é importante discutir as possibilidades dentro da realidade de cada família.
Os pais podem sim ajudar e muito! Estar com a mãe, lembrar de oferecer água e mantê-la em uma posição confortável para o tempo da mamada.
Para o bebê o importante é mamar quando estiver com fome ou sede, e mamar o leite no mesmo seio até o final. Afinal, ninguém gosta de ficar com fome só porque o horário da comida não chegou. Aos poucos cada criança vai entrando no seu ritmo. Sugar no seio da mãe promove um crescimento adequado dos ossos, dos músculos e a respiração nasal é um momento muito importante de percepção dos limites do seu próprio corpo.
É durante a amamentação que o bebê e a mãe tem seu momento mais especial, a troca de carinho, amor, calor e cumplicidade, a pele sendo tocada, os olhos se encontrando. É aí que vai surgir um vínculo fundamental para toda a vida da mãe e da criança.
Amamentar é muito importante pra toda família. Mas, não é algo tão fácil e simples. A mulher hoje encontra várias dificuldades para poder estar tranqüila neste momento e fazer com que este seja prazeroso. É por isso e muito mais que a mulher deve buscar informações e se preparar durante a gravidez, para poder estar imponderada, tomando as melhores decisões para a sua família.
Serviços:
Luísa da Matta Machado Fernandes – Fonoaudióloga (CRFa 6630) e Doula, formada pelo GAMA. Experiência em orientação fonoaudiológica à gestantes. Mestranda em Saúde Pública pela UFMG e especializanda em Gestão Pública pela Fundação João Pinheiro.
Contato: (31) 9164-7575

Nenhum comentário:

Postar um comentário