sábado, 11 de dezembro de 2010

Escolha do parto

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DO PARTO E DA PREPARAÇÃO DA MULHER PARA ESSE MOMENTO

A cada dia ouço mais mulheres dizendo que tiveram que realizar cesariana porque não conseguiram ter seus filhos de parto normal. Os motivos são quase sempre os mesmos: não tinha passagem, o bebê era muito grande, não tive dilatação, tinha circular de cordão e etc. Aí fico pensando como é engraçado isso, já que as mulheres agora não conseguem mais ter seus filhos de parto natural? Será que antigamente era diferente? As mulheres não tinham esses problemas? Como é que o mundo é tão populoso assim se as mulheres não conseguiam parir antes da cesariana?

É claro que problemas tinham muitos e muitas mulheres infelizmente morreram durante o parto. A cesariana é uma excelente técnica médica cirúrgica para a intervenção nos casos de risco da mãe e do bebê. O único, porém nessa historia toda é que esses problemas levantados, não são problemas reais e não são causas para uma cesariana. Isso é afirmado é defendido inclusive pela Organização Mundial da Saúde.

Nos acostumamos com os procedimentos cirúrgicos e ainda mais com a cesariana. A encaramos como algo do dia a dia, quando deveria ser uma exceção. A cesariana tem muitos riscos, para a mãe e para o bebê, que na maioria das vezes não são nem mesmo mencionados às gestantes pelos médicos. Sem contar o pós-operatório que vai acontecer no momento em que a mãe mais será solicitada pelo seu novo bebê, no primeiro mês. A anestesia também apresenta riscos e efeitos colaterais para a gestante e para o bebê. Conhecer os riscos e efeitos colaterais e entender que a cesariana é um procedimento cirúrgico é muito importante para que a futura mãe possa tomar uma escolha consciente quanto à realização da cesárea.

Muitas mulheres não sabem nem como seria um parto normal, ou natural. Agora vamos pensar como poderia ser esse momento. Já pensou em um parto que permite que o bebê venha ao mundo no seu ritmo, na hora em que estiver pronto, um parto que estimula gradualmente o bebê para quando nascer estar com seu sistema sensorial acordado e pronto para usar seus pulmões, e quem sabe pensar em um parto que algumas horas depois a mulher está andando com seu bebê e pronta para comer um prato de macarrão. Podemos pensar também em um parto onde a dor é encarada como o seu bebê cada vez mais perto e que trará o momento de maior felicidade e prazer da vida da mulher. Uma dor que pode ser aliviada das mais diferentes formas, sem nenhum risco para mãe ou bebê. Podemos ir mais longe e pensar em um parto que estimula uma quantidade de hormônios adequados no corpo da mulher que vão ajudar na expulsão da placenta, na amamentação do bebê e na formação do vinculo mãe e filho. E quem sabe um parto cercado de amor e carinho, onde estarão presentes as pessoas mais importantes da vida da mulher e do bebê? E ainda que durante o parto a mulher possa escolher a posição que quer ficar, como se sente confortável e fazer força quando tem vontade. Esse parto existe, é o parto natural!

Para que ele aconteça, o mais importante é que a mulher faça essa escolha. Consciente e bem informada, para poder saber como vai se sentir mais segura, quem estará ao seu lado e onde esse parto vai acontecer. Para isso precisa selecionar bem os médicos, enfermeiras obstetras e doulas que vão acompanhá-la nesse momento tão importante, mas a única pessoa que pode escolher o parto natural é a própria mulher. Por isso é necessário informar-se e preparar-se para esse momento durante a gravidez.

Luísa da Matta Machado Fernandes – Fonoaudióloga (CRFa 6630) e Doula, formada pelo GAMA. Experiência em orientação fonoaudiológica à gestantes. Mestranda em Saúde Pública pela UFMG e especializanda em Gestão Pública pela Fundação João Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário