quinta-feira, 14 de junho de 2012

O bico do meu peito (mamilo) é invertido, será que eu vou conseguir amamentar?


Essa é mais uma pergunta frequente nas conversar sobre amamentação, que vem carregada de mitos e orientações antigas, que hoje não são mais recomendadas. Então vamos entender o que significa bico do peito invertido, o que isso influencia na amamentação e quais os cuidados que a mulher deve ter.

Cada mulher tem o bico do seio formado de um jeito, todos normais, e nenhum impede a amamentação.

Podemos classificar os bicos/mamilos em três tipos:
- Normal ou Protuso – esse bem pontudinho e para fora
- Plano – não faz o biquinho, fica no mesmo plano que a aréola.
- Invertido – o bico parece entrar para dentro do seio, fica lá no fundo. Pode ser que quando bebê sugue ele saia para fora ou não.


O tipo de bico do seio não interfere na amamentação porque o leite é produzido normalmente nas glândulas internas e levado até o bico dos seios. Para que o leite saia o bebê precisa fazer a pega correta, fazendo pressão na aréola. Quando o bebê abocanha o seio ele faz o formato do bico dentro da boca, encaixando-se perfeitamente. Esse movimento de formação do bico dentro da boa independe do formato do bico do seio e esta muito relacionado a pega correta (que vamos falar mais na semana que vem!).

É verdade que quem tem o bico do seio plano ou invertido pode ter maior dificuldade no inicio da amamentação. Mas o que pode acontecer também para quem tem o bico protuso. Não existe regra. Mas o que fazer diante dessa dificuldade da amamentação?
- Paciência
- Saber que mãe e bebê estão em um processo de adaptação
- Persistência
- Estimular a pega correta
- Se necessário buscar apoio de um profissional especialista em amamentação, que precisa assistir a mamada e ai fazer orientações especificas, já que cada mulher e cada bebê são únicos e tem sua própria dinâmica.

O que não deve ser feito
- Puxar o bico do seio para fora – essa é uma orientação comum, mas ultrapassada. Já sabemos que essa ação não muda o formato do bico do seio ou o faz ficar mais protuso. Essa pequena protrusão do bico pode acontecer com a sucção do bebê, mas não com massagens e puxadas que possamos fazer. Esse movimento pode machucar os seios, estimular uma produção de leite desnecessária antes do parto e estimular contrações.



- Bico de silicone – muitas mulheres acreditam que o bico de silicone pode ajudar na pega do bebê, o que não é verdade. O Bico de Silicone pode dificultar a pega, dificulta a adaptação do seio a cavidade oral do bebê e pode levar ele a engasgar, já que costuma acumular uma quantidade de leite na ponta que, ao sair, dificulta a coordenação de sucção-deglutição.







- Conchas – não tem a função de promover a protrusão dos bicos dos seios. Também não tem nenhuma função na preparação dos seios para a amamentação. Sua função esta relacionada apenas a proteção dos seios, pela sensibilidade ou se o leite estiver vazando. No entanto é importante ficar atenta que o seio não pode passar o dia todo com a concha, já que ela mantém uma umidade, propiciando a formação de bactérias. Destaque também para o leite que fica acumulado na concha. Ele não pode ser aproveitado, deve ser descartado.



Um comentário: