quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
Acalanto e 764 KIDS – resultado do sorteio
domingo, 26 de fevereiro de 2012
Ministério da Saúde inclui duas novas vacinas no Calendário Básico de Vacinação da Criança
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
Os primeiros cuidados com o bebê e o pós parto – Parte final do Plano de Parto
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
Pulando Carnaval
O Carnaval em BH começou oficialmente no final de semana passado! A caminhada dos blocos pela cidade terminou na Praça da Liberdade com uma festa deliciosa, como a cara da praça tem que ser!
Muita gente bonita e feliz, de todos os tipos e todas as tribos se divertindo juntas, com música boa e em paz, sem nenhuma briga. Falaram em 10 mil pessoas por lá! Sinceramente, nem parecia, de tão tranquilo que estava, inclusive com a presença de muitas famílias com bebês e crianças se divertindo em um dia que até os adultos saem fantasiados.
Aliás o carnaval é uma ótima época para as fantasias, dos adultos e das crianças! E com certeza os pequenos também podem fazer parte da folia, não apenas em bailinhos próprios para eles, mas junto com todos! Aqui em BH é muito tranqüilo e imagino que em outras cidades também!
Algumas dicas para que o passeio seja super agradável para todos!
1- Fantasias leves e frescas, já que o calor felizmente não da trégua!
2- Muuuuiiitaaa água!!! Já saia de casa com um estoque de garrafinhas e lembre de oferecer de tempos em tempos para os grandinhos!
3- Para os pequenos que ainda estão no peito, na melhor do que a amamentação para a hidratação.
4- Chapéus e protetor solar são itens indispensável!
5- Se for caminhar junto com os blocos é importante uma estratégia para carregar os pequenos sem se cansar, como carrinhos e/ou slings, já que eles com certeza não dão conta da caminhada toda, mesmo aparentando um fôlego interminável!
6- Não deixe de levar também lanchinhos, como frutas e sanduiches.
7- Outra ideia é planejar o horário de saída, evitando os horários de pico do sol, ou planejar encontrar com o trio na concentração ou chegada, como foi na Praça da Liberdade aqui em BH.
Tenho certeza que com essas dicas e disposição todos vão se divertir muito no carnaval!!!
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
O desenvolvimento emocional da criança
O mais importante numa relação entre pais e filhos é o amor. Toda criança espera ser amada e só assim passa a retribuir esse amor.
Desde que nasce, enquanto cresce e se desenvolve precisa sentir-se querida, procurada, ajudada, elogiada, para crescer emocionalmente equilibrada e desenvolver na vida adulta todo seu potencial humano.
E quem cria, implanta essa primeira regra da vida em família é a mãe, com carinho, alegria, serenidade, presença física e atenção.
Um amor feito de gestos, de dedicação e não apenas de palavras.
Também o pai tem um papel insubstituível nessa tarefa: ele ajuda a criar uma base segura com amor e entendimento, para que a criança se torne um adulto feliz.
Para respeitar uma criança é necessário aceitá-la do jeito que é, entender que ela vai crescer e construir sua própria vida, de modo diferente do que fizeram pai e mãe.
É ensinar-lhe as normas de convivência já sabendo que ela vai praticá-los a seu modo, com seus limites, inclinações e imperfeições. Precisamos saber que a grande meta na vida dessa criança é tornar-se ela própria e não uma simples repetição do que somos ou fomos.
Um bebê, uma criança, é incapaz de compreender relações humanas, analisar situações ou tomar decisões.
Ela age movida apenas por suas necessidades, medos e aflições.
Assim, não se pode dizer que ela respeita ou desrespeita a mãe ou o pai. Ela deve ser entendida, acalmada, amparada. Com paciência, tolerância, até que o tempo ajude amadurecer e a fazer suas escolhas.
Essa grandeza é o sentido maior da maternidade: plantar, sempre e por muito tempo, e sem cobrança, gestos de amor que serão modelos para as futuras ações dessa criança.