Janet Balaskas é uma mulher, inglesa, empoderada, que lutou pelo seu direito de ter um parto natural. A sua luta pessoal transformou-se em um movimento nacional que aos poucos ganhou o mundo. Ela cunhou o termo Parto Ativo e o movimento teve seu auge no final da década de 70, quando alguns hospitais começaram a proibir as mulheres de parirem na posição vertical. Essa proibição resultou em uma passeata com 6.000 pessoas!!! A partir de então o movimento vem crescendo e se fortalecendo.
Aqui no Brasil, apesar da mobilização nacional e das fortes evidencias cientificas que apóiam o Parto Ativo o movimento ainda é incipiente e encontra grandes resistências principalmente na falta de informação das mulheres e nos interesses médicos e das maternidades, com destaque para a resistência do setor privado!
Depois vamos falar mais sobre essa resistência e a epidemia de cesarianas no Brasil aqui no Blog. E para saber mais sobre o parto Ativo fica atenta ao próximo posto que vai trazer o Manifesto do Parto Ativo. Mas agora vamos voltar a apresentação do livro!
O livro é rico em detalhes, explicações fisiológicas, anatômicas e científicas, além de muito bem ilustrado com fotos. Na primeira parte fala sobre o movimento do Parto Ativo, emendando o assunto com a apresentação às mulheres do que é Parto Ativo e como funciona seu corpo durante a gravidez. Na segunda parte aborda exercícios de Yoga, respiração e massagem para serem praticados durante a gestação como preparação para o parto. Depois de falar da preparação do parto entra na terceira parte, descrevendo o parto em suas diferentes fases, diferentes locais e possibilidades, além de dar importantes dicas de movimentação e posicionamento. Na quarta parte aborda questões referentes ao pós parto e outras que podem ocorrer excepcionalmente durante a gestação ou o parto. Para finalizar traz o manifesto do parto Ativo e uma importante lista de referências e leituras recomendadas.
O livro é muito interessante para que todas as mulheres leiam, como instrumento informativo. Mas é de fundamental importância que as mulheres procurem profissionais capacitados e habilitados para serem acompanhadas durante os exercícios do pré e pós parto, além de outros para esclarecerem suas dúvidas nas questões relacionadas ao parto. Cada mulher tem o seu parto, então é importante não fazermos generalizações, apenas de estarmos sempre baseados nas evidencias científicas. A Atividade Física é muito importante em qualquer fase da vida, mas tem seu valor destacado como preparação para o parto durante a gestação. No entanto, é importante que nenhuma mulher pratique exercícios que não está acostumada sem orientação e acompanhamento de profissionais.
Acreditamos que todos os profissionais que trabalham no acompanhamento de gestantes no pré parto, parto e pós parto deveriam ler esse livro. Doulas, obstetras, obstetrizes, enfermeira, enfermeiras obstetras,psicólogas, fisioterapeutas, fonoaudiólogas .... É uma boa referencia de informação,fonte de novas leituras, revisão do conteúdo e fortalecimento na crença do empoderamento das mulheres para o Parto Ativo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário