sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Infância Livre de Consumismo no dia das Crianças



Quais as suas melhores lembranças de quando era criança??

Se penso na minha casa, as melhores lembranças são as brincadeiras na rua com os amigos. Brincávamos de casinha, escolinha, festival de dança, futebol, esconde esconde.

Se penso no sítio, as melhores lembranças são correr com os cachorros, esconder na plantação de café, pegar frutas no pomar.

Se penso na fazenda lembro logo de andar a cavalo.

Se lembro da casa de praia não consigo escolher entre surfar na chuva, lavar a varanda, catar conchinhas, perseguir vaga-lumes ou cavar um buraco na areia. Lembram do texto “Diversão na Praia” ??

Se penso na casa da minha avó, o que vem a cabeça como o mai divertido é descer a escada de bunda, o que meu avô chamava de ajudar a vovó a encerar a escada. Já contei um pouco das nossas aventuras no texto “Brincadeira de Criança”.

Tive muito brinquedos é verdade. E alguns guardo até hoje um carinho especial. Como os ursinhos de pelúcia e as bonecas, que sempre faziam parte da brincadeira de casinha. Mas os momentos mais felizes e divertidos que ficaram marcados não envolvem brinquedos. Envolvem amigos, família, risos, espaço, espontaneidade.

Claro que adorava ganhar presente, mas aqui em casa tínhamos uma regra que vale até hoje. Presente tem que ser surpresa! Então não adiantava pedir isso ou aquilo. Dizer que queria uma coisa ou outra. Tinha que esperar. Tinha que adivinhar o que viria! Essa sensação da surpresa e do mistério ficou mais forte do que outro presente que ganhei!

Hoje tenho duas priminhas de 2 e 3 anos que alegram os finais de semana. As duas se dão super bem! Não precisam de nenhum brinquedo para se divertirem juntas. Aliás, os brinquedos costumam ser motivo de brigas, então costumamos esconde-los. E ai o que elas fazem?!!


Ah! O sofá vira cama elástica! As fotos na parede um jogo de adivinha! O portão azul um obstáculo na corrida, o degrau a casa da princesa, o pé de chuchu um guarda chuva... e assim as brincadeiras vão se formando.



As duas primas batendo um papo animadíssimo com a a filha de uma amiga!








Quer arrancar uma risada gostosa da mais nova! Jogue ela para cima, o mais alto que puder! Quer agradar a pequena com o maior e melhor presente de todos os tempos?? Ofereça uma sacola bem brilhante para dependurar no ombro como se fosse uma bolsa!




Outra menina que alegra meus dias, se divertindo com uma tarde inesquecível no zoológico! Inesquecível para ela e para mim! Nem o rugido do leão foi tao divertido quanto a risada dessa pequena!

Quer ver os olhinhos da mais velha brilharem! Diga que o vestido é a fantasia de princesa e que agora ela é a princesa! Quer ver ela gargalhar? Gire na cadeira da sala!

Simples né? Será que precisa de presente para as duas nesse dia das crianças?? Acho que não!! Vamos correr muito pela casa e como surpresa vou propor um passeio na pracinha, ou quem sabe na livraria para o momento da contação de histórias! Tenho certeza que será o melhor de todos os presentes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário