sábado, 27 de outubro de 2012

Dica Acalanto - Fotos da Carol Souza


Foi um sucesso total!!! 

A pequena abaixo, nas fotos foi uma das ganhadoras. Olha a delicadeza do momento!





E agora, esse mês, o gêmeos que ganharam vão fazer suas fotos com os seis meses completos! Vai ficar lindo demais!!!

Mas a melhor novidades de todas é que, alem das fotos Newborn e de bebes e crianças a Carol Souza também esta fazendo fotos de gestantes.

São  as fotos mais delicadas que ja vi!

E melhor ainda, esse mês ela esta fazendo uma promoção para as fotos newborn e de gestantes. Gente tem 50% de desconto!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

E verdade que amamentar deitada causa dor de ouvido??



Mães assim como vocês devem ter certeza que seu leite jamais será um leite fraco devem ter certeza que a posição da amamentação materna NÃO causa otite ou dor de ouvido!!!

E verdade que amamentar deitada causa dor de ouvido??

Tenho respondido muito essa pergunta por que pediatras desinformados e desatualizados, além dos palpiteiros de plantão, costumam colocar essa pulga atrás da orelha das mães. É quase como que criar uma situação de culpa para a mãe parar de amamentar, já que muitas vezes a posição deitada é a mais confortável, especialmente a noite.

Então, vamos entender de onde vem essa história toda. Os bebês amamentados com mamadeira têm históricos de dor de ouvido ou as chamadas otites de repetição. Já falamos desse assunto aqui no blog, no texto – Atenção!! Mamadeira causa dorde ouvido!

Isso acontece porque nos bebês a tuba auditiva, que liga a boca ao ouvido interno, com a intenção de controlar a pressão do ouvido interno é pequena e quase reta (sendo que a medida que crescemos ela vai ficando diagonal, diagonal, dificultando a passagem de líquidos), e ai quando os bebês sugam na mamadeira precisam estar deitados ou com a cabeça para trás, possibilitando a saída do liquido. E essa posição, sem pressão na sucção, que não é necessária na mamadeira, leva o liquido ao ouvido e causa otite.




O mesmo não acontece na amamentação materna. Quando o bebê pega o seio corretamente o bico do seio vai até o fundo da boquinha da pequena criança, se moldando ali naquela cavidade. Essa adaptação do seio materno e a força que o bebê precisa fazer para o leite sair criam uma pressão interna que fecha a tuba auditiva. Além do mais o leite sai do peito da mãe direto no palato mole do bebê, como um esguicho, bem atrás na boca, depois da tuba auditiva, desencadeando rapidamente o reflexo de deglutição, o que não acontece na mamadeira.

Amamentar deitada não causa dor de ouvido! Tenha certeza que se seu filho esta em amamentação materna exclusiva e têm otites, a amamentação não é a causa. As otites de repetição devem ser tratadas com muita seriedade, já que podem ate prejudicar a audição e o processamento auditivo das crianças, mas não adianta culpar a mãe para parar de amamentar. Isso não vai resolver o problema da amamentação.

A melhor posição para amamentar é aquela que mãe e bebê se sentem mais confortáveis. Sempre lembramos das dicas básicas, mas em geral as mães já tiram isso de letra com o seu próprio instinto.  Uma dica é a mãe estar com as costas, braços e pés apoiados – e se estiver deitada, vai estar apoiada, então não tem problema. Outra dica é que o peito muito cheio pode atrapalhar a pega, porque o bebê não consegue achar uma posição que o peito não tampe o narizinho. Ai como durante a amamentação a respiração é exclusivamente nasal, pode ter dificuldade, e a mãe observando isso, pode ajudar, deslocando um pouquinho para um lado ou outro. Se estiver deitada também deve ter atenção a isso, já que a distribuição do peso muda, mas não se preocupe que o bebê reclama logo logo se não estiver conseguindo pegar. A ultima dica é manter a cabecinha do bebê levemente acima do corpo dele. O que as mães fazem em geral com travesseiro ou apoio do braço. Isso porque vai facilitar a pega e otimizar a deglutição, deixando a posição do pescoço mais confortável.




Pronto! Com essas informações e dicas em mãos podem afirmar para os pediatras desatualizados e os palpiteiros de plantão que a amamentação materna exclusiva só faz bem ao seu filho e não causa dor de ouvido!

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

E se...


Tenho o prazer e privilégio de acompanhar a gravidez de uma prima muito querida desde o comecinho! E descobri nessas ultimas semanas que ela é um poço de ansiedade!

Bom, na verdade eu falar isso é a mesma coisa do porco falando do toucinho! Também sou muito ansiosa e pensando nela esses dias me lembrei de uma brincadeira que fazia com uma amiga quando adolescente!! Funcionava assim... No auge da nossa ansiedade adolescente, quando nos víamos diante de situações que pareciam impossíveis, de tão ruim ou tão boas, nos entreolhávamos e dizíamos: e se...


E começávamos a criar situações hipotéticas em cima daquelas a depender da decisão que tomássemos ou da reação de um terceiro na história. Era bem divertido! Com o tempo a amizade ficou e a brincadeira se perdeu a medida que ganhamos segurança nas nossas decisões.

E vendo essa prima nessa gravidez comecei a pensar em quantos “e se...” Passavam na cabeça dela ou de muitas grávidas.

E se... Eu estiver grávida?
E se... Eu não estiver grávida?

E se... O pai não gostar da novidade?
E se ... A família quiser opinar?
E se... Os amigos fofocarem?

E se... for menina??
E se... For menino??

E se... Eu não ouvir o coração?
E se... Crescer pouco?
E se... Esse exame disser algo diferente?

E se... Eu engordar?
E se... Eu não engordar?

E se... Ele não virar?
E se... Encaixar antes?

E se... O parto vier antes??
E se... Vier depois?
E se... Doer??
E se... Eu não conseguir??

E se... Ele nascer com cara de bolo porque não comi no dia do desejo??

E se...
Ufa!!!!

E olha que esses foram só os que eu consegui pensar!! Tenho certeza que as gravidinhas já pensaram em muitos mais enquanto liam o texto.

Acho que as 40 ou 42 semanas de gestação são um treino para as mulheres... Como controlar a ansiedade... Sabe algo como passar da adolescência para a fase adulta... Porque uma mulher tem que ganhar confiança nas suas decisões mesmo que ela não tenha toda essa certeza de que é a resposta certa... Mas a verdade é que depois do parto vai ter um pequeno bebezinho ali que precisa da segurança da mãe. Aliás, que acredita que a mãe é a mais sabia de todas e sempre vai tomar as melhores decisões!

Eu sei que ninguém é perfeita! Que uma mulher não pode sempre ter certeza das suas decisões. Mas mesmo assim elas têm que ser tomadas! Sabe, confesso que até hoje jogo o jogo do “E se...” na minha cabeça. Fico insegura mas só eu posso tomar as decisões para seguir com meus planos... E no caso de uma mãe, só ela vai poder decidir sempre colocando o interesse de seu bebê como prioridade.

E se... como doula fono eu pudesse dar uma dica para as futuras mães seria PACIÊNCIA  Paciência como oposto da ansiedade, para o sucesso do parto, na hora em que o bebe estiver pronto. Paciência para o sucesso da amamentação e assim por diante!

E como lidar com toda essa ansiedade e ganhar a paciência para esperar o que tem que ser esperado e a serenidade para decidir o que tem que ser decidido?



A receita não existe, mas coisinhas como relaxar, rir com as amigas, colo do marido, banho demorado, massagem, ioga, respiração, dança, atividade física, enfim... cuidar de si... pode ajudar muito!

Concordam??

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Infância Livre de Consumismo no dia das Crianças



Quais as suas melhores lembranças de quando era criança??

Se penso na minha casa, as melhores lembranças são as brincadeiras na rua com os amigos. Brincávamos de casinha, escolinha, festival de dança, futebol, esconde esconde.

Se penso no sítio, as melhores lembranças são correr com os cachorros, esconder na plantação de café, pegar frutas no pomar.

Se penso na fazenda lembro logo de andar a cavalo.

Se lembro da casa de praia não consigo escolher entre surfar na chuva, lavar a varanda, catar conchinhas, perseguir vaga-lumes ou cavar um buraco na areia. Lembram do texto “Diversão na Praia” ??

Se penso na casa da minha avó, o que vem a cabeça como o mai divertido é descer a escada de bunda, o que meu avô chamava de ajudar a vovó a encerar a escada. Já contei um pouco das nossas aventuras no texto “Brincadeira de Criança”.

Tive muito brinquedos é verdade. E alguns guardo até hoje um carinho especial. Como os ursinhos de pelúcia e as bonecas, que sempre faziam parte da brincadeira de casinha. Mas os momentos mais felizes e divertidos que ficaram marcados não envolvem brinquedos. Envolvem amigos, família, risos, espaço, espontaneidade.

Claro que adorava ganhar presente, mas aqui em casa tínhamos uma regra que vale até hoje. Presente tem que ser surpresa! Então não adiantava pedir isso ou aquilo. Dizer que queria uma coisa ou outra. Tinha que esperar. Tinha que adivinhar o que viria! Essa sensação da surpresa e do mistério ficou mais forte do que outro presente que ganhei!

Hoje tenho duas priminhas de 2 e 3 anos que alegram os finais de semana. As duas se dão super bem! Não precisam de nenhum brinquedo para se divertirem juntas. Aliás, os brinquedos costumam ser motivo de brigas, então costumamos esconde-los. E ai o que elas fazem?!!


Ah! O sofá vira cama elástica! As fotos na parede um jogo de adivinha! O portão azul um obstáculo na corrida, o degrau a casa da princesa, o pé de chuchu um guarda chuva... e assim as brincadeiras vão se formando.



As duas primas batendo um papo animadíssimo com a a filha de uma amiga!








Quer arrancar uma risada gostosa da mais nova! Jogue ela para cima, o mais alto que puder! Quer agradar a pequena com o maior e melhor presente de todos os tempos?? Ofereça uma sacola bem brilhante para dependurar no ombro como se fosse uma bolsa!




Outra menina que alegra meus dias, se divertindo com uma tarde inesquecível no zoológico! Inesquecível para ela e para mim! Nem o rugido do leão foi tao divertido quanto a risada dessa pequena!

Quer ver os olhinhos da mais velha brilharem! Diga que o vestido é a fantasia de princesa e que agora ela é a princesa! Quer ver ela gargalhar? Gire na cadeira da sala!

Simples né? Será que precisa de presente para as duas nesse dia das crianças?? Acho que não!! Vamos correr muito pela casa e como surpresa vou propor um passeio na pracinha, ou quem sabe na livraria para o momento da contação de histórias! Tenho certeza que será o melhor de todos os presentes.



quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Outubro Rosa



O mês de outubro começou com um turbilhão na reta final das eleições e por isso fiquei sem escrever aqui no blog. Então retomo hoje os posts semanais com um destaque para o empoderamento das mulheres!

No mês de outubro foi escolhido mundialmente para chamar atenção das mulheres para o câncer de mama. Que acomete mais as mulheres, tem alta taxas de mortalidade e em geral é descoberto tardiamente. Quer saber mais? Acesse aqui!

O outubro rosa, mais do que iluminar monumentos pelo mundo de cor de rosa, chamando a atenção do mundo para um problema serio, fala sobre as mulheres assumindo as rédeas da sua saúde!


Do mesmo jeito que defendemos que a mulher assuma as rédeas do seu parto todas nós devemos assumir responsabilidade por nossa saúde! O auto exame mensal, o acompanhamento com o ginecologista e as mamografias realizadas sempre que recomendadas são responsabilidade de cada mulher, consigo mesma, para ser bem redundante!

Pode parecer obvio. Mas não é. Hoje no SUS BH as ofertas de mamografias sobram porque muitas mulheres não as realizam. Pensam que o exame é desconfortável e que não tem problema não fazer só dessa vez. E assim o tempo vai passando. E quando uma delas se assusta o câncer já esta instalado. A janela do diagnostico precoce foi perdida.

Triste historia, mas que conheço de muitas e muitas mulheres! O câncer de mama tem tratamento e cura e tudo isso é possível com o diagnostico precoce. Vamos mostrar que somos mulheres empoderadas, independentes e responsáveis pela nossa saúde!

Ah! E aqui no blog não podemos deixar de falar que AMAMENTAR protege contra o desenvolvimento do câncer de mama! Mais uma vantagem para as mamãe e bebes que amamentam exclusivamente por 6 meses e depois continuam a amamentação ate 2 anos ou mais, esperando um desmama natural para mãe e bebe!

Para saber mais sobre a campanha do Outubro Rosa do Ministério da Saúde é só da uma espiada lá no meu outro blog - Doulando uma Ideia.